Projeto VIVA +

domingo, 15 de julho de 2012

Não Perca as Pegadas


Todos deixamos rastros...


Vivemos neste mundo, uma passagem bem turbulenta.  Às vezes temos a impressão de que caímos no planeta errado e que não deveríamos estar aqui, haja vista nossa pretensão de achar que somos perfeitos demais para estarmos em tal condição, é ou não é ?  O grande entrave da nossa vida é o comodismo, ou seja, já que é assim, deixa ficar e muito pouco fazemos para contribuir para uma melhora da nossa qualidade de vida.  Que dirá para os outros.

Deixamos rastros aqui por tudo que fazemos (de bom ou ruim) e pelo o que deixamos de fazer, inclusive pela nossa própria espiritualidade, que anda mais perdida que sinal de celular. 
Tudo que fazemos e deixamos de fazer repercute cada vês mais de forma imediata, em nossas gerações futuras e descendentes, que se deleitarão no comodismo da praticidade, enquanto esperam pacientemente que os outros façam o que são pagos para fazer, os que têm obrigação de fazer e os que constitucionalmente têm o dever de fazer, enquanto cruzam os braços e outorgam suas responsabilidades à terceiros, inclusive processando-os senão o fizerem, tal como ocorre nas escolas que, supostamente “teriam” a obrigação de educar os filhos dos outros.
Comodismo, ganância, imprudência, negligência, omissão, descontrole emocional, agressividade, homicídios banais, violência gratuita, são tudo rastros que deixamos, como exemplo de atitudes e de comportamentos que muitos, muitos mesmos irão copiar à risca, sem se importar com valores, éticas e nem remorso, porque estas informações estão cada vês mais ausente no nosso dia-a-dia e na vida daqueles que estão começando agora sua jornada e não levando consigo sua principal bagagem:  O respeito ao próximo, em todos os sentidos.
Rastros são pegadas que deixamos para aqueles que virão depois de nós ou que estão logo atrás.  As pegadas representam toda nossa história, enquanto aqui neste mundo e que poderão ser bem ou mal lembradas, dependendo do bem, mal ou do vazio que deixou, não acrescentando nada à coisa alguma, como uma rua sem saída, que não leva nada à lugar algum, ou seja, não deixou para os que vinha atrás, um chão firme para que se apoiassem ou uma referência segura para seguir.
Todo rastro deixa um legado.  Como você quer ser lembrado(a), perante a humanidade ? e perante seus filhos ?     Quando deixamos este mundo, a última impressão deixada, é a que fica.  Não deixe suas pegadas morrerem na praia.  Somos pelo o que somos e também pelas “marcas” que deixamos.
                                                                                      
Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista Auto-Didata

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário