Projeto VIVA +

sexta-feira, 27 de julho de 2012

AS OPORTUNIDADES DE SERMOS MELHORES.

Estava revendo cenas do filme “O Todo Poderoso II”, na cena em que “Deus” (interpretado pelo ator Morgan Freeman) fala das oportunidades.  Estava analisando aquelas palavras e, apesar de ser apenas um filme, as palavras têm fundamento, se pararmos para pensar um pouco.

Desde que nascemos é comum e normal acreditarmos num mundo perfeito, à começar pela nossa família, quanto à esperar dela tudo que achamos que nos é de direito receber, como amor, afeto, uma conversa amorosa, alguns conselhos, um beijo gostoso de boa noite, uma manifestação recíproca de orgulho, entre muitas outras coisas.

Da mesma forma desejamos e esperamos também do mundo, das pessoas, do comerciante, do motorista do ônibus, do táxi, do porteiro, do síndico e de tantos outros.  Mas o que acontece quando nossas expectativa não são correspondidas ?  Dá um nó no cérebro não é verdade ?  Parece que o mundo desmorona sobre nós.  Um sentimento enorme de frustração toma conta, nos deixando com o pensamento perdido e desamparado.

Nessa hora, vale tudo que fizemos e assimilamos até o momento, para conter o que estamos sentindo e, às vezes, tudo parece ser tão pouco, quase nada, porque a principal das lições, nós (ainda) não aprendemos: o de aprender com as quedas.  Lições dura da escola da vida, proporcional quem sabe, ao tamanho do nosso orgulho e teimosia.

O filme acima nos fala de oportunidades, que nem sempre são eventos que surge e se vão da nossa vida, sem que tenhamos tido tempo de aprender com eles. Apenas observamos, reagimos, sofremos, nos aborrecemos, mas depois passa, como uma tromba d’água.  Outras oportunidades vêm e ficam por um bom tempo, talvez a vida toda, como nossos filhos.

Uma palavra que me vêm à mente, quando o universo não concorre na mesma proporção que minhas expectativas é adaptabilidade.  Se o sofá não passa pela porta de um jeito, temos de tentar de outro jeito.  Se a vida não é como eu penso, então eu tenho que me virar para me adaptar à ela.  "Me virar" não significa ser do jeito que a vida me impõe, mas do jeito que me permita continuar vivendo, sem corromper os valores que eu acredito.

Adversidades são oportunidades que nos fazem amadurecer e que nos dão lições  para enfrentar  e aprender com novas oportunidades.  Nossos filhos são oportunidades que nos fazem cumprir o papel de Deus para conosco e que me faz enxergar a vida sob dois ângulos, como filho que sempre fui e agora como pai, cuja missão é ensinar um novo ser, para que quando crescer, tenha ele a mesma concepção, de que oportunidades são lições práticas, da teoria que passamos à eles a vida toda e, quem não aprende, se reprova.

Oportunidades não duram pra sempre, mas suas lições têm que ser pra vida toda.


                                                 Amadeu Epifânio

Projeto VIVA+  Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.

Somos pelo o que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário