Projeto VIVA +

quarta-feira, 11 de julho de 2012

TESTEMUNHO DE UMA PESSOA ANSIOSA
( Márcio Hack em seu Blog: Per Um Mondo Migliori)

Estava me avaliando psicologicamente e cheguei a conclusão de que sou uma pessoa bem ansiosa. Então, resolvi ler sobre o assunto e percebi que pessoas portadoras de ansiedade podem chegar a um grau perigoso em determinadas situações.

              A ansiedade pode ser descrita em três tipos: normal, antecipatória e de desempenho.  Pelo que me conheço, estou dentro dos três tipos. Claro que não ao mesmo tempo. Tudo depende da situação.
Uma das principais características da ansiedade - e minha também - é a vontade de que tudo termine logo, a pressa. Isso se caracteriza pelo medo de achar que se não acabarem logo, alguma coisa pode dar errado.
E isso não está certo. Eu li que se esses sintomas se prolongarem por mais de seis meses, pode virar uma doença... A tal de ansiedade patológica. No qual devemos procurar tratamento.
A ansiedade normal é comum a todos nós. É um sentimento generalizado que nos acompanha sempre. É uma sensação desagradável que nos deixa apreensivos quando estamos diante de coisas novas e lugares desconhecidos, por exemplo.
A ansiedade antecipatória é caracterizada pelo fato da pessoa ficar tensa antes mesmo das coisas acontecerem. A pessoa fica numa situação estressante, pensando como será que vai se suceder em tais acontecimentos e situações futuras.
Agora, a ansiedade de desempenho - comum a todos nós no nosso cotidiano - é classificada pelo medo que a pessoa sente, diante da realização de algum trabalho, tarefa.  Portanto, devemos tomar cuidado. Devemos saber qual nosso tipo de ansiedade e o tamanho dela para que saibamos lidar com todas as situações. Sentir ansiedade é normal, até certo ponto.
Um modo de controlar a ansiedade é exercitar a respiração diante das situações que a causaram... Inspire, expire... Isso alivia a tensão. Não devemos nos preocupar tanto. Isso só agrava o nosso grau de ansiedade.
Cuide de você, cuide da sua saúde...

                                                                                  #

Achei este blog e este artigo, para mostrar aos nossos leitores os perigos decorrentes da ansiedade, principalmente se insistida de forme precoce, podendo tornar-se uma patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário