Projeto VIVA +

quarta-feira, 25 de julho de 2012

EDUCAÇÃO QUE FALHA – OS FILHOS NAUFRAGA.
Não chega à ser um provérbio, mas ainda sim é uma realidade.  Educação têm sido um enigma à ser desvendado por muitos pais, que cortam um dobrado para manter os filhos encima dos trilhos.  A sensação é que todo dia surge um desafio novo, imposto por eles, diante de um mundo cada vez mais confuso, sem um referencial certo à seguir, acreditando e torcendo que o seu seja o melhor para a sua família.
Num mundo de atrativos tão diversificados, a educação encontra seu primeiro paradoxo, ou seja, deixar que os filhos usufruam de tantos entretenimentos, inclusive tecnológicos, ao mesmo tempo que eles irão, gradativamente, promover o distanciamento dos filhos com os pais, enquanto estes continuarão a acreditar que, enquanto fornecem, estão comprando a atenção deles, o que a realidade um dia mostrará de forma crua, que você esteve justamente fazendo o contrário.
Filhos sempre nascem curiosos, carentes e indisciplinados.  Uma mistura perigosa que irá requerer desde cedo um monitoramento próximo por parte dos pais.  O primeiro grande desafio é a disciplina.  Mostrar e deixar claro que existe alguém que é mais forte ela (a criança) e que os desejos e as vontades terão de esperar o tempo oportuno para que sejam atendidas.    O próximo passo é ajudá-las a tomarem as próprias decisões, decidindo o que é melhor no momento.
Mentir, inventar ou fazer promessas para o futuro, só retarda o amadurecimento e incentiva a rebeldia, quando determinada vontade não for satisfeita.  Haja sempre com a verdade.  Não sinta vergonha de dizer que está duro ou a falta de coragem de dizer “não”.    Mostre aos filhos quanto têm para gastar e mande eles mesmos escolher o presente ou uma roupa, dentro daquele limite.  Os pais podem ajudar, orientando quanto a riscos, perigos ou baixa qualidade na escolha deles. 
Não exponha todos os brinquedos à disposição deles para brincar.  Guarde, esconda alguns que, entre aqueles que sobrarem, a criatividade ajudará a manter o interesse por mais tempo do que seria o normal, se estivessem com todos eles à disposição, cansando-se muito rápido e de uma vez só. 
Deixe os filhos fazer parte da realidade dos pais.  Quando ordenar, justifique com a verdade e não espere que eles “achem” que vocês gostam deles;   expresse, exponha, se abra, mas sem cobranças.     Tudo que eles precisam é de harmonia, segurança e estabilidade emocional, para afastá-los das drogas.  Não importa o padrão de vida, isso não custa dinheiro e está ao alcance de qualquer família. Acredite.
                                                                         Amadeu Epifânio
Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !     
Os filhos são...pelo o que somos.               

Um comentário:

  1. Galera, eu tô intrigado que este modelo de blog não têm o espaço destinado à membros. Mas continuem acessando o blog que têm o mural da fama. rsrs. Reitero o convite para os nossos amigos poderem sugerir sobre novos temas. Fiquem à vontade. Abraço à todos.
    .
    Amadeu Epifânio - Projeto Conscientizar

    ResponderExcluir