Projeto VIVA +

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sem Pedir LicençaA Forma Sutil das Drogas Entrarem na Sua Vida.
                    É a forma singela de como as drogas entram na vida dos jovens, dos adolescentes e de outras idades.  Elas entram enfiando o pé na porta (da mente), invade sem pedir licença (depois claro, de você já ter permitido o acesso dela (experimentando) e assume logo o primeiro lugar, na fila das tuas prioridades.  Tua mente, obediente como nunca, obedecerá, pois todas suas prioridades se resumiram em apenas uma:  Consumir.
Na grande maioria das vezes, a droga entra, justamente pela ausência de prioridades, de focos ou projetos (mesmo aqueles de curto prazo), na vida de uma pessoa.  Você já deve ter ouvido a expressão “cabeça vazia, oficina do diabo”.  Pois é, é por aí.  Esta expressão vale tanto para experimentar quanto para consumir, depois da dependência.
Quanto maior o tempo de dependência, maior deverá o esforço para tentar abandoná-la e como foi “paixão à primeira vista”, a droga também resistirá em abandoná-lo(a) e, sem fazer muito esforço, diga-se de passagem.  Como já havia dito lá encima, a droga tomou o primeiro lugar na fila das tuas prioridades e jogou estas lá para baixo.  Se quiser realmente largar as drogas, terá de resgatar as prioridades e lutar por elas para retomá-la de volta.  Idealize projetos, abrace uma causa, estabeleça um foco e seja e determinado na sua manutenção.  Não relaxe nem baixe a guarda.  Mantenha-se ocupado.
Imagine você como um atleta, cujo o lugar no ranking, ainda está lá embaixo.  Mas é ganhando uma medalha por dia (sem consumir), que e o teu nome vai subindo e a droga vai descendo, trocando de lugar com aquelas prioridades que você havia estabelecido como importantes para você, desde que benéficas, saudáveis, produtivas e éticas.
Não basta só querer largar as drogas, sem um contra-esforço de peso.  A balança está tendendo pro lado da droga hoje, mas dia após dia, com as medalhas conquistadas, essa balança irá se superar e ultrapassar o peso lá do outro lado, até que ela não mais  assombre a tua vida outra vês.
Agora, nada disso será possível sem uma ajuda incondicional. Isso mesmo, de Deus, nosso Pai.  Se ainda não se apresentou à Êle, não demora.  Se já o conhece, cola NÊle e não o largue mais.  Partilhe com Êle este “abacaxi” que tu arrumou e peça ajuda para descascar um pouco à cada dia e depois é só desfrutar do sabor da vitória, ok ? 
Pais e jovens, recusar um crack ou uma cocaína, não depende mais (como antes), da vontade consciente da pessoa.  Portanto,  de nada vale o argumento do filho quando ele afirma não querer saber de drogas.  O que influencia e empurra os jovens para as drogas é instabilidade emocional momentânea, ou seja, é preciso apenas alguns segundos, (quando “baixamos a guarda” diante de um conflito emocional, quando o valor à vida está momentaneamente baixo), que a droga entra feito “hipnose”, ou seja, de forma involuntária, como um remédio momentâneo, de solução “utopicamente” instantânea.
O melhor remédio é foco nas coisas que considera importantes e prioritárias (desde que sejam);  bons relacionamentos em família, com amigos, profissionais e amorosos.  Resumindo:  estabilidade e controle emocional, sempre.

                                        Amadeu Epifânio
                                          
Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !   
Somos...pelo o que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário