Projeto VIVA +

domingo, 19 de agosto de 2012

GOVERNO ACHA QUE ESCOLAS PRECISAM DE MAIS ATRATIVOS PARA OS ALUNOS.
                        Estava com o rádio ligado esta manhã, quando ouvi a notícia que as escolas precisariam estar mais estruturadas, para oferecer mais atrativos para os alunos, pois que o desempenho escolar do ano passado para este ano manteve-se no mesmo baixo índice de rendimento.   Não vou me ater à números, porque o que interessa é a notícia em si.
O que acontece na verdade é justamente o oposto, isto é, o que o Estado (através das prefeituras e governos estaduais) considera como atrativo para atrair a atenção dos alunos no aprendizado, acaba sendo mais uma distração, pois que melhor atrativo para um ser humano senão o conhecimento?
Se me perdoarem a sinceridade, atrativos é só o que os aluno têm hoje e que acabam querendo levá-los para dentro da sala de aula, como acontece hoje com os celulares (sofisticados).  O problema maior não é criar atrativos para os alunos, mas convencer os pais à parar de presentear os filhos, indiscriminadamente, fazendo-os consequentemente, perderem o interesse nos estudos.
Um fator precedente à isso é a escassez de uma convivência familiar mais próxima e mais afetuosa, dada a gama de responsabilidades de trabalho dos pais (quando existe), fazendo com que se tornem mais ausente com os filhos.  Com o intuito de tentar compensar a ausência, partem para a pior das estratégias, ao satisfazerem os desejos dos filhos, desejando as mesmas coisas que os amigos têm, para continuarem à fazer parte do grupo.
O que os pais nem desconfiam é que ao fazer isso, podem estar promovendo neles o desinteresse ainda maior pelos estudos e o afastamento gradativo do convívio familiar, em razão de uma atenção quase que exclusiva com o celular, com o computador, com os amigos, menos na escola. E por uma razão simples: até mesmo o grupo de amigos da escola não compartilha o mesmo interesse nos estudos e pelos mesmos motivos, qual seja, “os atrativos”.
Porque que é que no interior da maioria dos estados (qualquer um) o rendimento escolar é mais elevado?  Porque lá não existe um poder aquisitivo mais elevado, capaz de fazerem os pais ficar presenteando os filhos à todos momento, mesmo com notas ruins (se é que olham os boletins).
Se essa postura não mudar o quanto antes, o que se espera é que as escolas, num futuro próximo, fiquem obsoletas e virem coisa do passado, pois que as lições que as crianças passarão à aprender, são as que elas verão nas telas dos celulares e dos computadores, fora os dos amigos.  Eu só fico imaginando como será o dever de casa.
Somos pelo o que somos (e pela formação que damos).
Viver bem é Possível !  -  Projeto Conscientizar
Amadeu Epifânio - Idealizador
Contatos: (0xx21) 6742-0694 - E-mail: epifaniodg@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário