Projeto VIVA +

sábado, 21 de maio de 2016

PSICOPATAS II


QUEM SÃO E COMO ELES PENSAM.



                  Quem é psicopata têm, em si mesmo, a concepção, de ter certo poder sobre os outros e, para que haja essa "dominação" é claro que um dos dois apresente alguma forma de fragilidade, por sua própria característica ou por momento difícil que esteja passando. A Psicopatia é uma característica que já vinha sendo formada desde muito antes, de forma que não é algo constituído da noite pro dia, nem em poucos anos. É preciso uma constância de alguns fatores, de negativos à inseguros emocionalmente, para o futuro psicopata vá construindo sobre si mesmo, uma "blindagem", como sinal de descrença em tudo que vinha sendo, até então, defendido como moral, respeito, caridade, solidariedade, afeto, amor, etc. 

Não obstante a rejeição à esses valores e, como as "feridas" emocionais estão marcadas desde cedo em seu inconsciente (no reprimido), natural agora, depois de crescido, que o mesmo inconsciente deseje descontar o passou, mas não puramente nos outros (como estranhos).  Na verdade, estes estranhos tornam-se personagens dos que lhe machucaram. 

Pra complicar ainda mais, é difícil encontrar nas vítimas dos psicopatas, padrões que possam descrever o perfil de preferência deles.  Isso porque as feridas emocionais e inconscientes dos psicopatas estão desde cedo machucando-o e pressionando-o a machucar os que lhe machucaram. Como o inconsciente tem um discernimento infantil (de uma criança má) ele não faz acepção de pessoas, generalizando à todos, ou seja, todos são culpados. 

Para se identificar um psicopata na sociedade (tarefa difícil), uma pessoa inteligente deve fazer-se de passiva e frágil e esperar que o psicopata morda a isca, para então identificá-lo, pois este é o tipo de perfil que eles procuram.

Ninguém faz nada se não em razão de algo que o motive. O psicopata é uma criança muito ferida e decepcionada emocionalmente, se não traumatizada por algo ocorrido por alguém que lhe foi muito próximo. 

Psicopata é uma criança ferida, mas com blindagem de um adulto normal, por isso a dificuldade de se identificá-lo. É preciso realmente ter muito cuidado, porque psicopatas são manipuladores e grandes "artistas".  Eles estão quase o tempo todo sendo influenciados por seu inconsciente.

Não espere identificar um psicopata como alguém feito "curinga".  Eles são pessoas normais.  A psicopatia está dentro deles, influenciando e manipulando seu corpo como instrumento, esperando que ele faça o mesmo com suas vítimas.

Psicopatas (propriamente dito) são poucos, mas existem "ramificações" que se intitulam como tais, para justificarem-se do que fazem, orgulhando-se dos seus "prodígios".   

À cada dia a sociedade esmera-se mais dos defeitos do que de valores.


ProfAmadeu Epifânio
                    
               


Um comentário:

  1. Eis a razão pela qual a internação é necessária. O ambiente é quem sempre acaba alimentando e mantendo a condição de suposta "vingança infantil", pelo inconsciente. Sem esse "dispositivo" motivador, a influência torna-se inviável e o desejo, nulo.

    Ainda sim, é um processo lento, até o inconsciente convencer-se de que não poderá mais, manifestar seu desejo infantil de vingar-se. O desejo de uma criança má, dependendo de cada caso, pode superar ao de um adolescente ou adulto, porque estes (ainda que não queiram), acabam relevando valores morais.

    Já as crianças (de idade média de 3 anos) ainda não dispõem de tais valores incorporados em si, mantendo ativo (quando provocadas), suas três características primárias, que são:

    1) Não mede conseqüência;
    2) Não pressente perigo;
    3) Age livre, sem regras nem moral.

    São essas a características manifestadas pelo inconsciente, por ter, este, discernimento semelhante ao de uma criança pequena e que, quando influencia, é dominadora e determinada, reinando absoluta enquanto não satisfizer seu desejo (ou for irremediavelmente impedido).

    ResponderExcluir