Projeto VIVA +

segunda-feira, 31 de março de 2014

DEPRESSÃO


UM STAND-BY INVOLUNTÁRIO.



Eu vejo a depressão com duas vertentes, a voluntária (com motivação consciente) e a involuntária (com motivação inconsciente ou aparentemente desconhecida).  Antes de tudo, eu considero a depressão um mecanismo de defesa (ainda que doloroso), pois a mente (inconscientemente) se cansa de correr atrás de respostas e se coloca em stand-by, esperando que as coisas se resolvam por si só. 

Uma utópica e prolongada esperança, que pode levar muito, muito tempo, se relevado o fato de que nenhum parente sabe das razões daquela depressão (muito menos o paciente, já que a grande maioria ocorre de forma inconsciente e principalmente involuntária, haja vista, ninguém gosta ou quer ficar nessa situação).

Na depressão considerada como consciente, existe o fator inconsciente e que o portador associa sua condição à uma causa presente e aparentemente insolúvel à longo prazo. Nesse caso, uma causa empurra a outra cada vês mais para baixo, comprometendo as forças para querer se ajudar, já que parte do problema é consciente.   Já na depressão involuntária, não existe o fator consciente. O portador sente uma angústia muito grande, que não consegue descrever nem mensurar, muito menos saber sua procedência. Ela, provavelmente, tem origem interna, proveniente do nosso emocional inconsciente, que cobra pela solução ou definição de um impasse, que o corpo consciente nem desconfia do que seja.

Somente através da psicanálise será possível descobrir que impasse é esse, mas primeiramente será preciso o tratamento psiquiátrico com medicamento, para estar em condições para corresponder à psicanálise, do contrário, será muito difícil.  De qualquer forma, não dá pra ficar sem um tratamento, pois este já pode garantir um pouco de paz, tão logo a medicação comece fazer efeito.

 A demora em querer tratar-se pode, provavelmente, piorar o quadro depressivo e surgir novos e perigosos sintomas.  Depressão não é bicho de 7 cabeças, é apenas o corpo cansado (involuntariamente) querendo resolver seus impasses "secretos". 

                                                   Amadeu Epifânio


Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !

Corrigindo Passos para um Caminho Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário