Projeto VIVA +

sábado, 29 de março de 2014

Corrigindo Passos...


VALE UMA REFLEXÃO PROFUNDA.



O ser humano, desde os primórdios, vive uma verdadeira batalha consigo mesmo, numa luta pela liderança, na satisfação da vontade, tanto do seu estado consciente quanto do seu emocional infantil e quase sempre rebelde. O lado interior (se podemos chamar assim), infelizmente, para nós, é um "adversário" que pouco ou nada conhecemos, o que torna nossa luta, muitas vezes desleal e com resultados injustos, pois toda vez que somos vencidos, nossas reações costumas ser desastrosas, custando muito à nos recompor, além de atribuirmos, muitas vezes, a vitória à falsos vencedores, quando nosso maior rival está dentro de nós mesmos.

Essa batalha, meus queridos leitores, nunca será vencida externamente e sim, internamente, pois as armas utilizadas nesta batalha, está longe das carabinas, metralhadoras .30, granadas ou bombas nucleares.  As armas são invisíveis, embora bem reais, como por exemplo, nossas convicções, nossos conceitos e preconceitos, fé e arrogância, solidariedade e prepotência. Armas que também dão tiro pela culatra, se não forem usadas como se deve e que também machucam, ferem e até matam, direta e indiretamente.

Nossos conceitos de justiça, família, educação, religião e até de remédios para as dores da alma (drogas, hoje a melhor de todas), estão destorcidos e de forma exacerbada e não só isso, estamos convencidos de que o modo errado é o único que está certo e que não adianta "eu ser correto que ninguém vai me ouvir".  Com isso, o que vemos são jovens (o elo mais fraco dessa corrente) se rebelando (blacbloc's) e destruindo tudo; crimes passionais ocorrendo como nunca antes, pessoas matando por motivos cada vês mais banais.

Tudo isso porque a justiça perdeu seu poder psicológico intimidador, as pessoas não pensam mais se vale à pena fazer o que estão pensando e partem para a consumação, porque sabem que acabarão, no máximo, prestando serviços à comunidade.  A condenação dos políticos do mensalão que nos sirva de exemplo. Estamos fadados ao abandono dos valores e consequentemente, ao caos total, se pelo menos alguns, não começarem à mudar de opinião.
Para mudar a concepção das pessoas que cometem violência e depredação pública, à titulo ou desculpa de protesto por algo ocorrido, as ações de repressão não podem ter característica externa, porque violência só gera mais violência e acaba virando uma queda de braço, onde somente a sociedade é quem perde.

Para acabar com o caos, somente corrigindo a concepção errônea que se tem da justiça como um todo, criando leis que cumpram seu papel intimidador (que não precisa ser pena de morte).  Com esse fator psicológico corrigido, teremos uma grande ajuda no restabelecimento da normalidade, pois usaremos o inconsciente humano à nosso favor e não mais contra nós e parar de insistir em medidas que só retardam o equilíbrio social.

Ninguém faz nada, se não em razão de algo que o motive.   Nada é gratuito. 


Amadeu Epifânio

Projeto Conscientizar - Viver bem é Possível !
Corrigindo Passos para um Caminho Seguro.

Contatos: E-mail: epifaniodg@hotmail.com    
Fone: 21-96742-0694

Nenhum comentário:

Postar um comentário