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segunda-feira, 9 de maio de 2022

Conflito de Gerações.

O PAVIO PARA COMEÇO DE MUITAS GUERRAS ! 


Eis a principal razão, para o início de muitos conflitos, de natureza filial, especialmente nas relações entre pais e filhos e, entre alunos e educadores. Um detalhe tão presente quanto expressivo e todos, esquecem de considerá-lo, seja no trato para com filhos ou com os alunos, não importa a série em que estão. Toda questão recai sobre o mesmo ponto:, os que vieram “ontem”, desejam que os novatos, façam, sigam, obedeça sem questionar, tal como era “antes” (bem lá no passado).

Do passado trazemos na bagagem muitas coisas, como educação austera por exemplo. Não que tenha sido algo tão presente e penoso para os filhos e alunos, uma vez que era tão comum quanto aceito pela maioria da época e que, portanto, não cabia comparação, pois que a resposta seria indiscutivelmente, a mesma. “Lá em casa é sempre assim, já estou acostumado” (mesmo quando as lições tinham de ser mantidas, para alguns, na base da palmatória).

Mas o mundo mudou e houve certo avanço na forma de se educar as novas gerações, muito embora ainda haja quem tremule a mesma bandeira do passado, num presente onde a mesma já deixou de ser hasteada por muitos. Culturas se divergiram e se espalharam pelo mundo, certas, erradas, diferentes, enquanto outras ainda persistentes. Não se pode querer implantar o passado forçosamente, enquanto muitos ainda estão tentando fazer o seu melhor, para que seus filhos possam ter uma formação tal que lhe assegure estabilidade num mundo instável e hostil. Persistir numa postura atrasada é o mesmo que implantar uma mina terrestre dentro da própria casa e que, mais dia menos dia acabará pisando nela e os danos com certeza, serão irreversíveis.

De qualquer forma, está fazendo com que essa austeridade seja levada e transferida adiante pelos filhos e repassada aos netos da mesma forma, causando neles problemas psicológicos, traumas, compulsões alcoólica e drogas, quando não alguma forma de transtorno, como ansiedade, pânico, depressão ou quem sabe ainda, suicídio, pelo simples fato de não entender porque em vez de amor, alguns pais retribuem com repúdio, ignorância ou indiferença. As cracolândias estão aí, cheias de exemplo, de jovens que até hoje estão tentando entender essa postura e provavelmente, vão acabar morrendo sem saber, porque nem a droga (nem os traficantes) esperam.

Pais e educadores precisam saber aceitar o óbvio, que entre o dia que nasceram e o dia que seus filhos (e futuros alunos) nasceram, quanta água já não passou debaixo dessa ponte ? É preciso aceitar o inevitável, da violência que assola os inocentes, das balas perdidas que só acham o coração dos que amamos, mas que nem por isso paramos para abraçá-los, pois não sabemos se eles irão voltar para casa ou, se irão nos encontrar ao final de mais um dia de trabalho ou de faculdade.

A vida em família ou, a vida escolar, não consiste em impôr uma cultura em detrimento de outra, mas sim, trabalhar para que ambos conciliem interesses comuns e possam conviver em harmonia, independente do quanto se divergem em cultura e educação. Conflito de gerações está presente em diversos setores da sociedade, como nas relações entre empresas e clientes, médicos e pacientes, patrões e empregados, técnicos e atletas.


As diferenças de gerações são sentidas por cada pessoa, de acordo com seu modo de vida, idade, maturidade, conceitos, expectativas e perspectivas. Ou seja, há muito que considerar, quando se é cobrado o papel de educar, orientar, aconselhar, instruir e ensinar. Fazer tudo isso de uma forma errada, austera e grosseira, pode estar desperdiçando a última chance de fazê-lo, pois aqueles que ouvem, estão também, perdendo a confiança (por mais que se queira passar o melhor conselho do mundo).


O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”

(Jean Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço)



Professor Amadeu Epifânio – Psicanalista Cognitivo 


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