Projeto VIVA +

domingo, 29 de maio de 2022

PORQUE SENTIMOS UMA RAIVA ALEATÓRIA, SEM APARENTE MOTIVAÇÃO ?

INVESTIGANDO, O QUE ERA INCONSCIENTE, TORNA-SE VISÍVEL !

A raiva vem sempre do inconsciente, presente e guardada desde a infância. Como nunca sabemos sua origem, é natural as pessoas atribuírem razões táteis. Procure se autoquestionar, sobre a sensação que está sentindo (desde quando está sentindo, se está presente o tempo todo ou só em dados momentos, etc). Crianças sentem inúmeras emoções, à medida que começam a descobrir o mundo que à cerca. Como qualquer uma, ela deseja tudo perfeito, inclusive a atenção e o carinho dos pais (que não vem na mesma expectativa) e isso, muitas vezes, para ela, dá raiva.

Tudo que uma criança, não entende, não aceita e não suporta, fica guardado no inconsciente, numa parte chamada de reprimido, à espera que a criança (o corpo) cresça, para então ser lembrado da sensação guardada, entender e ser extinto. Mas aceitar o que não entende é algo que dificilmente acontece e a sensação fica como um disco arranhado, cobrando eternamente a compreensão da raiva. Uma boa terapia pode ajudar a entender o que sente, para finalmente ser extinta. Pode não ser uma raiva tão grande, por isso é bom (o quanto antes) se questionar, perguntar aos pais e parentes, sobre como foi sua infância, seu temperamento, o jeito dos pais lidarem com você, etc. Não especifique o motivo de estar perguntando, diga que é só uma curiosidade. E anote em algum lugar (um caderno ou diário), tudo que for decorrendo em torno disso.

Quanto mais souber de si, menos triste ou angustiado ficará. Tenha como um propósito, manter a serenidade acima de tudo, não importa o quanto se chateie ou se aborreça, sua serenidade precisa prevalecer, porque precisará dela para lidar com os desafios e percalços da vida, que ainda virão. Evite se tatuar, com intuito de atrair a atenção dos outros, isso é apenas satisfação de carência e funciona como um vício, além de não resolver o problema. Muitos passam pelo mesmo tipo de problema e passam a vida tentando entender o que tem. Precisam investigar as sensações, é o inconsciente tentando dizer o que tem. Lembrem da brincadeira de mímica, onde apenas se gesticula, sem nada poder dizer. Vai anotando tudo que levantar sobre o que sente. Sentir o que não entende não é doença, apenas um recado não interpretado.



Professor Amadeu Epifânio – Psicanalista Cognitivo – Projeto VIVA+

Nenhum comentário:

Postar um comentário