Projeto VIVA +

quinta-feira, 11 de abril de 2019

FILHOS DO DIVÓRCIO !



COMO FICAM OS FILHOS DE PAIS QUE SE DIVORCIAM ?



É notório que fetos, crianças e jovens, sofrem com o divórcio e o distanciamento físico dos pais, quando tem que sair de casa. Antes a dor ficasse apenas nisso, contudo, muitos pais continuam se divergindo (quando não, brigando), mesmo depois da separação, seja por pensão, partilha dos filhos, bens, patrimônio, etc.

Tudo isso não causa apenas dor, mas mexe com o temperamento e até com a personalidade dos filhos, que adotam inconscientemente (e involuntariamente), uma postura defensiva, quase sempre associada à rebeldia, agressividade, isolamento, prática de Bulliyng, entre outros.

Quando apenas um dos pais separados, pensa na integridade psicoemocional dos filhos nessa hora, é possível que tal perfil não se torne severo, muito embora a perspectiva de ver os pais juntos novamente, lhe dói mais que a distância e os sentimento entre ambos.

Mais uma coisa, não pensem, às vezes que, por ser os filhos pequenos (entre 1 e 3 anos), que eles não percebem o que se passa, muitos já pressente que algo vai mal, antes mesmo da separação. Eles podem não ouvir ou entender uma discussão, mas seu inconsciente pode e tem ouvidos quase biônicos rsr.

Fetos sentem o estado de tensão das mães, quando brigam e não são “tranquilizados”. Em razão disso, criam expectativas, de quanto ocorrerá a próxima briga, podendo nascer até, com transtorno de ansiedade. Não usem os filhos como pretexto (em divórcios), para obterem favorecimento. Isso soa à maldade.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista Auto-didata.

              


Nenhum comentário:

Postar um comentário