Projeto VIVA +

sábado, 6 de abril de 2019

DROGAS - O PREÇO CARO DO SILÊNCIO !



Por que jovens procuram as drogas ?



Drogas tem “clientes” específicos, não é qualquer um, que procura por elas, uma primeira vez. Sempre começa pela juventude, os adolescentes e adultos procuram, porque já estão desde antes.

Mas como estava dizendo, o gatilho precursor específico, que é a decepção (com os pais ou com alguma pessoa que lhe é muito importante ou querido. No alcoolismo, o gatilho precursor é a frustração, também, da mesma forma, pelas mesmas pessoas. Frustração é contar com uma pessoa que nem desconfiava que estava contando com ela e de repente, algo acontece, ela se muda, se afasta, se casa ou algo do tipo. Ou seja, lá se foi meu pilar (sem mesmo ele saber).

Na decepção, a pessoa que estamos contando com ela, nos apoiando psicologicamente e emocionalmente nela e de repente, ela rompe esse laço, quase que propositalmente, sabendo o quanto sua presença sustenta o pilar emocional do outro mas, prefere romper à enganar (dizendo que estará sempre perto, mas sabe que não vai). Como a dependência àquela pessoa é muito forte, forte também será, a dor de não mais poder contar, por ser talvez a única. E a dor é forte sim e, para conter tamanha intensidade (na falta de melhor subsídio cultural), o inconsciente imaturo (que todos nós temos), seleciona no “ambiente”, algo que esteja no mesmo nível de intensidade de dor e que faça uso instantâneo.

Este inconsciente, além de imaturo, pode tornar-se inconsequente, desejando resolver o problema na hora, mas sem pensar no amanhã. O mesmo acontece com a compulsão alcoólica, o feminicídio (onde a inconsequência da agressão é a morte). Este inconsciente só agirá sobre nossa vontade, se o permitirmos (mas apenas de forma indireta). Adquirindo conhecimento, aprendendo com as experiências (principalmente as negativas) e partilhando tudo isso, quanto mais, de vida aprendida, dentro de si, tiver, remotas serão as chances de causar mal à alguém (não importa a forma que seja).

Por outro lado, o mal que podes causar à outrem, especialmente os  que lhe são próximos, como os filhos (especialmente os pequenos, que mais absorvem, do que entendem o que se passa), vão passar os anos da infância à juventude, tentando suportar suas palavras e sentindo (por isso) uma angústia que não sabe explicar, até que seu inconsciente não vê outra opção, do que promover seu equilíbrio psíquico, solucionando sua angústia de forma compatível com a severidade e de forma eficaz, fazendo-o procurar um punhado de cocaína (porque é fato, hoje, que qualquer um, sabe onde encontrar).  Festa haver, boates, boca de fumo, cracolândias e traficantes.

Jamais devemos subestimar o “silêncio” de nossos filhos.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista Auto-didata.

              


Nenhum comentário:

Postar um comentário