Projeto VIVA +

quarta-feira, 6 de março de 2019

PRECISAMOS DE + IMPULSO !


PARAR PRA SOFRER, MACHUCA AINDA MAIS.

Quando iniciei este Projeto (VIVA+) e ao longo de 20 anos de pesquisa sobre comportamento e sobre as bases, cuja as quais tomamos nossas decisões, eu descobri a psicanálise, antes mesmo de saber quem era Freud, como a única ciência capaz de dar resposta à muitos dos questionamentos, que hoje temos. Passamos uma vida inteira andando em círculos, sofrendo pelo o que não conhecemos, por não conhecer não entendemos e por não entender, sofremos.


Precisamos sair desse labirinto, mas devemos fazer isso por nossa própria vontade, com ou sem ajuda terapêutica e, se for com terapia, é preciso estipular as perguntas que irá querer ver respondidas e a condição de qual precisa, para viver melhor.  Tudo isso deverá ser testado nas seções, para ver o quanto há de progressos e, se não houver, deverá cobrar resultados do terapeuta. Os que sofrem hoje, estão se tornando passivos e esperando a solução cair do céu.

Descobrir pelo o que se sofre, pode não eliminar a dor de imediato, mas com certeza trará um alívio muito grande, porque não sofremos por ter problemas, mas por não compreendê-los.

Vivemos essa vida por um propósito de crescimento. Ao sofrer, desejamos que o outro nos entenda, para nos ajudar de alguma forma ou apenas nos ouvir.  Mas quando o outro somos nós, estamos qualificados para ouvir e ajudar, reciclando nossa experiência dolorosa, transformando-a em gesto de caridade.  Fazendo isso, a sensação que sentirmos, será indescritível.

VIVER SEM PROPÓSITO, NOS TORNA OCIOSOS E TAMBÉM CAUSA DOR.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista

PROJETO VIVA+
Por um Caminho + Seguro (e solidário).



2 comentários:

  1. Prezado Professor Amadeu.

    O contato de email do Yahoo continua o mesmo?
    Mas imagino que sejam muitos contatos e pedido de ajuda, por isso não posso deixar de agradecer.
    Em 2017, enviei um pedido de ajuda, pois tinha certeza que o meu problema não tinha solução e fui aconselhada pelo professor a buscar uma profissional especializada.
    Encontrei um anjo na minha vida, que me acolheu, ouviu e ensinou a ter paciência com a minha família e principalmente comigo mesma.
    Tive também a ajuda de uma diretora única, cercada por uma equipe motivada que aceitou a dura tarefa de ensinar o meu filho e nós também a dominar nossos instintos e sermos menos egoístas.
    Decidimos ter um segundo filho e não tenho palavras para expressar a minha felicidade.
    Agradeço muito por tudo o que tenho a partir do seu Blog e do seu enorme coração.
    Já pensei em desistir, mas Graças a Deus, vocês me salvaram.
    Devo a minha vida, quem sou e quem desejo ser a vocês, que me ensinaram a aceitar a minha maternidade e a minha família.
    Não temos família perfeitas, não somos perfeitos... Mas precisamos aceitar o que Deus nos permite aprender...
    Mesmo que a lição seja muito dura, que Deus nos dê forças para aceitar que faz parte do nosso crescimento.
    É necessário para que no fim floresça Vida.
    Muito Muito Obrigada
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar essa vitória, Maria, fico muito feliz por você, que dê tudo certo à partir de agora e sua nova gravidez. Deus à abençoe sempre. Um grande abraço.

      Excluir