Projeto VIVA +

sexta-feira, 1 de março de 2019

TRANSTORNO BORDERLINE



TODO TRANSTORNO PODE SER EXTINTO.

COM BORDERLINE NÃO É DIFERENTE.


O transtorno borderline é uma versão pouco mais severa que o bipolar.  Mas entendam que, todos os transtornos psiquiátricos são constituídos na fase que compreende o período de formação gestacional completa, até os 3 anos de idade (em média), de forma que, não é preciso muito, para perturbar um ser tão pequeno.  Com os portadores de Borderline, a fase mais provável é a de primeiro ano, (considerando a intensidade com que sentem os sintomas).

Pois bem, sensações que crianças ou fetos, venham à experimentar, que ultrapassa sua limitada e frágil tolerância, o inconsciente grava, guarda e espera que o corpo cresça, para então lembrá-lo do que houve, como: "Foi isso que lhe ocorreu "nesta" idade".   Antes mencionasse o fato com tanta clareza.  Mas ao invés disso, o que é lembrado é apenas a sensação gerada do respectivo momento.   De fato o Border possa ter passado por algo que tenha gerado um estado de nervosismo intenso.

Portadores precisam ter em si que, as sensações de angústia que sente, são decorrentes de um evento infantil ou gestacional, severo, se não apenas para uma criança tão pequena.  Como no inconsciente o tempo não existe, o portador de transtorno vive essas sensações, como se tivesse ocorrido à poucos dias (o que também justifica a intensidade elevada). 

É uma experiência infantil, que precisa ser ignorada, desprezada, dizendo pra si mesmos, algumas vezes por semana que, “essas sensações são provenientes de um momento infantil da minha vida, sentidas de maneira forte e, o que sinto, é o reflexo desse momento. Não tenho porque me deixar levar.  Agora que sei o que acontece, posso seguir minha, deixando isso para trás.".  Diga isso sem estresse, como se tivesse de convencer alguém que está bem.      E mais, não se culpe por se cortarem, é o inconsciente tentando conter uma dor, com outra dor de mesma intensidade.  

Todos os tipos de transtorno, ocorrem pelo mesmo princípio, diferenciando-se pelos sintomas e sua intensidade que, dependendo, receberá uma classificação no manual de transtornos mentais.  Tenham seu bem estar por objetivo, não desistam de alcançá-lo.  Precisam interagir, participar do tratamento, se estudando e anotando tudo que estiver relacionado, como sintomas, tipo, duração, frequência, consultas, medicação, dosagem, efeitos positivos e negativos, quais os sintomas, qual a duração, como aproveitou. Quanto mais se conhecer (e o transtorno), menos intenso virão os sintomas, até à sua extinção.  

Isso mesmo, quando se consegue o efeito, precisa aproveitá-lo, desenvolvendo as atividades que precisa ou criando novas e, aumento o tempo progressivamente.  Defina quanto tempo precisa, para fazer o quê, que período do dia (manhã, tarde ou noite).  Precisa tratar por uma razão específica, não se contente com uma medicação que não funciona, puxe a orelha do psiquiatra se preciso, mas persista em insistir no bem estar necessário para se cumprir um objetivo, trabalhar, ler, pintar, viajar. O que tiver de ser, precisa acontecer ok ?  

Seu bem estar há de servir de inspiração para muitos.


Professor Amadeu Epiânio
Pesquisador/Psicanalista Auto-didata.

               

 Contatos:  https://www.facebook.com/Prof.EpifanioAmadeu


Nenhum comentário:

Postar um comentário