Projeto VIVA +

terça-feira, 10 de julho de 2018

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE.



Mais hiperatividade, que falta de atenção.



Quem tem TDAH tem uma espécie de energia à mais acumulada, à qual não sabe onde, nem como gastar, razão pela qual quer fazer (ou acha que pode) fazer várias coisas e, com isso, distrai-se facilmente, das tarefas que precisa fazer e terminar. Sem dúvida isso é psicológico, o inconsciente está tentando se "comunicar" com o meio externo, para avisar que há uma pendência reprimida no inconsciente, que precisa ser tratada e extinta.

Como não pode simplesmente relatar o fato, ele (o inconsciente) usa de "charadas", através dos sintomas, que são dicas do que pode ter ocorrido, provavelmente quando ainda um bebê de primeiras semanas ou poucos meses (no máximo, 24).  Medicação serve apenas para neutralizar a insistência do inconsciente, em tentar nos avisar, mas é preciso investigar, tomar conhecimento e reviver o fato, para que o transtorno seja enfim, extinto.

Um coisa que vale à pena avisar, não "comprem" sintomas em feira livre, achando que tudo que acontece é decorrente do transtorno.  Isso não existe, pois os sintomas são todos provenientes do período em que foi gerado o transtorno.   Depressão também não existe. O que existe é uma forte sensação de impotência (e tristeza), diante do que não entende e, por não entender não aceita e, por não aceitar, sofre.

Preste bem atenção à todos os sintomas que tem (aqueles que cada um, diferentemente, tem) e anote numa espécie de diário, observando o seguinte:

- Quando começa e termina
- O que pensa nessa hora
- O que faz, o que diz e pra quem diz
- Se o tempo está frio, calor ou ameno
- Se implica com determinada pessoa em casa
- Sensações de sintomas que sente na rua ou lugar específico.
- Tipo de local onde sente o sintoma, com mais frequência
- Verifique e anote informações sobre a medicação, efeito e duração.
- Não tenha pressa, porque as informações não vem na hora que desejamos.


Esses profissionais precisam começar à ser mais cobrados, afinal, eles não trabalham de graça e o tratamento é caro, incluindo consulta, remédio e terapia. ok ?

Não se conforme em achar que não conseguirá estabilizar os sintomas ("desconta" no psiquiatra rsr).  Afinal, ele estudou quase 10 anos pra fazer o que faz, enquanto o terapeuta, uns 6 anos, fora alguma pós graduação.

Questione também os familiares, sobre momentos da sua primeira infância e peça pra que relate tudo que lembrar (não precisa ser de uma vez só).  Nisso, vai se montando um quebra cabeça e, o inconsciente percebendo, dará um jeito de ajudar (pois é isso que ele mais quer, isto é, resolver o passado).


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador / Psicanalista

               

                   PERSONALIDADE REATIVA COMPORTAMENTAL
                   Influência Pregressa em Respostas Emocionais



Nenhum comentário:

Postar um comentário