Projeto VIVA +

quarta-feira, 25 de julho de 2018

DEPRESSÃO - 2ª Parte



NÃO CONSIGO FAZER MEU DEPRESSIVO REAGIR.

(Para os que tem depressão por transtorno (único))  




Pessoas deprimidas não aceitam diálogo direto (pessoa à pessoa). Com depressivos o diálogo deve estar direcionado ao seu inconsciente, para que ruminando, possa processar as palavras e agir conforme.

Alguns exemplos:

- Ano passado você fez um bolo bonito e saboroso e agora, chegou a vez de repetir o feito. Estamos esperando você, não demore.

- Sempre que precisamos de bons conselhos, a primeira pessoa que vem à cabeça é você. Estou precisando de você agora. Me ligue assim que puder ?  (não espere resposta imediata).

- Oi, ninguém como você prepara uma ceia de natal. Estamos contando com você de novo, pra variar. Estou te esperando pra sairmos e fazer as compras.

É preciso saber que o depressivo está preso à uma ideia, em seu inconsciente e, fazer cobranças à ele, não surtirá efeito. É preciso um argumento tão forte quanto a ideia que o prende e, não há melhor do que trabalhar sua auto estima, relembrando seus feitos passados e (aí sim), cobrar, mas gentilmente, que os repita novamente. Isso fará com que ele (ou ela) sinta-se mais aceito que criticado, correspondendo melhor aos argumentos, sugeridos e (isso é uma condição essencial), por alguém de maior afinidade com o depressivo.    
    
 Você não iria querer conversa (num momento desses) com alguém sem afinidade. Não concorda ?

Outra coisa que vale à pena saber, o resultado desta abordagem que sugeri, não virá de forma imediata, mas acredito, dependendo de cada caso, que possa aparecer dentro de até duas semanas.  De qualquer forma, não se deve esmorecer. Pode também, lembrar de coisas que o depressivo tenha feito e gostado (ou adorado), como viagens, passeios, competições ganhas, momentos inesquecíveis, etc. Mas lembrem-se: deve ser apenas sugerido, não cobrado. É o depressivo quem deve tomar a iniciativa (por conta própria) de reagir.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista




Nenhum comentário:

Postar um comentário