Projeto VIVA +

sábado, 16 de abril de 2016


Lições de Química - Saturação


"Se adicionarmos um pouco de sal de cozinha em um recipiente água, verificamos que ele se dissolve, tornando-se uma mistura homogênea.  No entanto, se continuarmos à adicionar sal ao mesmo recipiente com água, ele não se dissolverá mais, ficando o sal excedente depositado no fundo."

Isso nos faz lembrar uma expressão, até certo ponto, comum, que se chama SATURAÇÃO.  Ou seja, pra tudo existe um limite, limite esse que está sendo atingido, cada vez mais rápido, na vida de pessoas que já vem sofrendo ao longo do tempo, que vive sendo "bombardeado" impiedosamente de forma maldosa, parecendo estar se divertindo.

Muitas dessas formas de perseguição, Freud classifica como sendo pessoas que carregam uma chaga que ele chama de "suporte".  Significa que são pessoas  que (obviamente sem perceber e consentir) assumem, perante outros, a representação de personagens, que supostamente teríam maltratado, ferido emocionalmente ou de forma física, uma pessoa e cujo seu inconsciente teria gravado e guardado tudo isso dentro dela (em seu reprimido).

Essas memórias vivem ruminando dentro da pessoa ferida, por anos e só cessarão depois de passar por análise.  Até lá, o inconsciente escolherá uma pessoa como suporte, para que através dela assuma o papel de quem na verdade lhe machucou, para que esta pessoa saiba como é ferir alguém.

Quem, na verdade, está ferindo agora, não é a pessoa que sofreu, mas seu inconsciente, com um discernimento de uma criança de 3 anos de idade (que permanece assim para todos nós, a vida toda).  Uma criança nesta idade não mede consequência, não pressente perigo e age sem controle (do nosso consciente).  Por isso a dificuldade de se conter essa forma de comportamento, porque que faz, não admiti estar fazendo por influência psicológica e não por sua própria vontade (apesar de sua determinação e persistência).

Enquanto isso comportamentos considerados "gratuitos", ou seja, os que não apresentam motivação aparente, devem ser considerados (por seu suporte), como de influência inconsciente e, acredite se quiser, também involuntário, pois quem está sendo agredido, na verdade, não é você, mas seu personagem.  Sem dúvida faz sofrer menos pensando desta forma, pois que assim eliminamos, à princípio, os sentimentos de cupa recorrente.

Estudo Psicanálise e passo por este mesmo problema.  Mas não é preciso estudar psicanálise para lidar com esse problema, basta que não se culpe por algo que não tenha provocado.  Esta é também, uma regra, que vale para muitas outras situações do nosso cotidiano.

Saturação é algo que não se testa e não se brinca, pois os limites podem ultrapassar barreiras nocivas e perigosas, para ambos os lados.  Regra básica e essencial é não mexer com quem está quieto.

                              ProfAmadeu Epifânio


Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário