Projeto VIVA +

sábado, 27 de dezembro de 2014

O QUE SABER SOBRE SEU TRANSTORNO ?


(Excetuando-se a depressão como Transtorno).



               Alguns transtornos são decorrentes de um evento traumático ocorrido em algum momento passado, num espaço de tempo, que vai desde a fase gestacional até os 5 anos de idade, aproximadamente.  Cada transtorno é resultado da combinação de 3(três) fatores, à saber:

  1.     Idade da criança à época do evento (feto ou nascido);  
  2.    Tipo de evento ocorrido ou sofrido;  
  3.     Grau de severidade do evento;
  4.     O Ambiente em que está inserido.

                     A intensidade de crise em cada transtorno, é decorrente do grau de gravidade sofrido que, quanto mais leve o evento, menos intenso os sintomas das crises e também, vice-versa, que pode, também, determinar se terá ou não, transtorno.

                       É tudo reflexo psicológico do evento sofrido.

                Precisa se medicar ?  Sim, evidente, pois que qualquer tratamento deverá ter o propósito de estabilizar e manter o equilíbrio psíquico, assim como, consequentemente, o seu tão sonhado bem estar.  O psiquiatra tem que ser certeiro e competente na prescrição dos remédios à tomar.

                      Terapia ajuda ?  Eu diria que terapia, seja com psicólogo ou psicanalista, é condição para tratar e até curar o transtorno, pois que ele tem o objetivo de levá-lo(a) ao passado, onde ocorreu o evento que gerou o transtorno, vivenciar as sensações, descobrir o que houve e sanar toda a influência perturbadora.

                   Isso é a teoria, na prática, o tempo de terapia se diferencia pra cada caso, pessoa e tipo de transtorno, idade à época do evento sofrido, tipo e gravidade deste mesmo evento.  Tudo isso somado às técnicas que serão utilizadas na terapia.

                    Parece complexo, mas não mais, do que a sua vida, hoje.

(Válido para Tag, Síndrome do Pânico, Esquizofrenia e T.P. Borderline)



                                      Amadeu Epifânio


Projeto VIVA+

Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário