Projeto VIVA +

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DEPRESSÃO

O MAL DE SE ACUMULAR RESSENTIMENTOS.



Queridos amigos e leitores do blog, costumamos dizer e até afirmar, que as pessoas precisam se adaptar às mudanças, quando surgirem, não é isso ?  Pois bem, o problema é que a vida já se adaptou aos nossos erros, antes de nós, alterando severamente, o cenário pra pior, dificultando-nos em nosso processo de adaptação.

O cenário que vivíamos à 20 ou 30 anos atrás, nos propiciavam melhores condições de adaptabilidade à pequenas adversidades, não sofríamos muito e voltávamos à um estado de normalidade com maior rapidez.  Hoje, infelizmente, isso já não é possível, dada a variedade, complexidade e consumismo da vida hoje, que não nos permite manter este estado de normalidade.

Tudo isso ainda somado à todas nossas experiências (principalmente as negativas) vividas ao longo de cada dia, mês, ano, enfim, um emaranhado de informações complexas somados à falta de melhores condições “ambientais” para entendê-los ou pelo menos, suportá-los com maior resiliência, sem sofre tanto.  Mas acho que estou “chovendo no molhado”, não é mesmo ?  As próprias famílias vivem um verdadeiro calvário quando da educação que se deve dar aos filhos ou mesmo para continuar seu casamento sem maiores conflitos ou atritos.

Se para os adultos tudo isso já é difícil, imagine para os pequenos jovens e adolescentes, cuja a vida é uma caixa de presentes que acabaram de abrir e nela consta algo estranho (a vida pra quem nasce agora) e ainda por cima sem seu manual de instrução e passam, doravante, à ficar tateando e experimentando fazer deste jeito ou daquela forma para tentarem se adaptarem melhor.

Adversidades, divergências, aborrecimentos, frustrações, decepções, raiva, tristeza, ódio (de si e o que vem dos outros), perdas de amigos e parentes, de trabalho ou emprego, da nota que não atingiu o que precisava, da reprovação ou perda da matéria ou do curso, enfim, para um discernimento que é difícil de se alcançar, exige uma maturidade mínima necessária para se adaptar à uma vida que, em cada nova geração, chega pior que a da geração passada.

A consequência de tudo isso não é nada mais que o descontrole emocional, seguido de uma série de outras consequências nocivas e o que é pior, escolhido não por nós, mas por nossa mente e inconscientemente, onde nosso corpo apenas obedece, quando não padece prematuramente diante das drogas, do álcool, da depressão ou do suicídio, por não possuir subsídios necessários para conter ou contornar seu desconforto emocional grave.

Precisamos, de todo jeito, ajudar nossos filhos e as pessoas em geral, à buscarem melhor condições para se adaptar à uma vida difícil, complexa, quando não, agressiva, violenta, corrupta e juridicamente injusta, para não submeter seu corpo numa condição de instabilidade física e emocional, podendo levar à consequências ainda piores.

Este texto é um alerta, uma advertência para deixarmos um mundo e uma vida um pouco melhor, para que as gerações futuras não venham à sucumbir, em razão do desleixo de gerações corruptas.  O erro está se espalhando com tanta rapidez e por um número tão grande de pessoas, que àqueles que ainda estão certos, se rendem à maioria, deixando se corromper de toda forma, através primeiro das pequenas garfes até chegar aos grandes delitos.

Se liguem, acordem, retomam o controle da vida de vocês sem a influência de uma vida adaptada aos nossos erros e que, por mais que soframos para tentar mudar, não podemos jogar essa toalha.  

Nossos filhos, nossa maior torcida, enquanto nós, seus heróis. Não vamos decepcioná-los, porque todos heróis já se foram e só restou nós para salvá-los.


                                                            Amadeu Epifânio


PROJETO CONSCIENTIZAR - Viver bem é Possível !





Nenhum comentário:

Postar um comentário