Projeto VIVA +

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OITO PASSOS QUE SEPARAM O JOVEM DA DROGA.

 
Não é apenas na hora do tratamento que se precisam seguir passos.  Também para se chegar às drogas são necessário ao menos 8(oito) longos passos até o fatídico contato  com a droga.  Esses passos se resumem apenas quanto à questão do primeiro contato ou experiência.
A aproximação com as drogas não é tão simples como muita gente acredita, pois não se trata de uma escolha consciente, mas sim da mente e involuntária e é necessário percorrer um longo caminho, para que os pais tenham tempo de ajudar e prevenir, antes que seja tarde demais.  Vou enumerar os passos e detalhar cada um deles, para que compreendam melhor.

1.        CONFLITO

2.      MOTIVAÇÃO

3.       INTOLERÂNCIA

4.      PERSPECTIVA

5.      ALTERNATIVA

6.      O REMÉDIO
7.       O OBSTÁCULO

8.       A DROGA

Conflito pode ser algo recente ou antigo, mas persistente, minando a tranqüilidade do jovem que, juntando com os problemas rotineiros, acabam por sufocá-los e angustiá-los e, somado à intolerância ao sofrimento, desejam (assim como nós) suprimir rápido o que estão sentindo.  A droga pode vir à ser uma opção, como veremos adiante.
Motivação é o resultado do conflito, que deixa o jovem em estado de vulnerabilidade, deprimido, chateado, angustiado.  Para a juventude hoje, não é preciso muito para se sentirem assim.
Intolerância é a incapacidade de lidar com seus sofrimentos e dores e o conseqüente desejo de vê-los suprimidos o quanto antes, quando não, à qualquer custo.
Perspectiva é a avaliação (por parte do jovem) da possibilidade de ver seu problema resolvido (ou não).  Essa é uma etapa crucial da vida dele, pois daqui já pode estar definido o destino do jovem, como futuro dependente e usuário de drogas, ou não.
Alternativa é a etapa onde começa o processo de seleção das opções de que mente irá se dispor para conter o momento de desconforto emocional e elas tendem a ser mais nocivas à medida do grau de intensidade do que o jovem esteja sentindo naquele dado momento.  Nessa hora, vale tudo que seja positivo para o jovem, como harmonia familiar (quanto menos conflito, melhor); religião, trabalho, afetividade, companheirismo, diálogo, bom relacionamento com os pais, irmãos, bons amigos, namorados e com Deus (se não for pedir muito).
O Remédio será a média-aritmédica de tudo isso, ou seja, o resultado da vivência do jovem ou da jovem em seu ambiente de convivência.  O que mais prevalecer é o que determinará na escolha do remédio (se droga ou uma aspirina).  Não é preciso que haja uma boca de fumo na porta de casa, pois a droga já é uma realidade social e todos já sabem onde encontrá-la quando desejarem, inclusive a mente (visto que já faz parte do seu banco de dados). 
O obstáculo é o último recurso antes de o jovem ir procurar a droga (como remédio).  Nessa hora também vale tudo, até mesmo uma distração qualquer para fazer passar a vontade de ir atrás da droga.  O desejo quando surge é sempre questão de momento e se algo dificultar ou impedir sua saída nessa hora, aumenta muito as chances desse desejo passar, pelo menos por hora.  Vale muito chamar os filhos pra conversar e ter um diálogo honesto e verdadeiro, de confiança, sem cobranças, deboches ou ironias. 
Não se pode ficar ocupando os filhos o tempo todo, na falsa ilusão de vê-los longe das drogas, pois não é isso que os mantém afastados e sim um bom equilíbrio emocional e psicológico.
A Droga (como remédio), é a sentença, após as sete etapas de “julgamento”.
O ser humano sempre quer ver resolvido seus problemas da forma mais rápida possível.  Para isso ele troca de religião, de casa, carro, de banco, de cartão de crédito, de médico e até de remédio.  Esses oito passos podem levar de apenas alguns minutos à poucos segundos, no que depender do grau de tolerância do jovem ao que está sentindo e lembrem-se que esses 8 passos se repetem insistentemente na vida deles, quase todos os dias.  A escolha do remédio será uma roleta russa.  Vocês vão ficar aí esperando que a munição apareça ?
Somos pelo o que somos.  Nunca se esqueçam disso.

                                                              Amadeu Epifânio

Projeto Conscientizar  -  Viver bem é Possível !

NÃO DEIXEM DE CONTINUAR DIVULGANDO ESTE TRABALHO.
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário