Projeto VIVA +

segunda-feira, 30 de março de 2015

QUER MESMO QUE A JUSTIÇA FUNCIONE ?




O dia que Justiça voltar à pôr a venda nos olhos aqui no Brasil, seremos presos por coisas que hoje temos a certeza (e a liberdade) de que podemos fazer, com a segurança de que nada nos aconteceria, tanto civil quanto criminalmente.

Passamos hoje, toda nossa vida brincando de roleta russa, mas não brincando de pic esconde com a polícia ou justiça (cometendo infrações cotidianas, daquelas que já se tornaram rotina na nossa vida e que já consideramos até normal-obviamente até eu estou me incluindo).

Quando me refiro à roleta russa, estou falando da quantidade vezes que corremos risco de vida (quando não transferimos à terceiros por causa dos nossos atos infracionais no trânsito), como conversões perigosas e proibidas, ultrapassagens arriscadas e também proibidas, que além de multa, podem custar vidas. 
E só sentimos a liberdade e até prazer em fazer tais coisas, simplesmente porque aqui não é os EUA, porque a justiça de lá não poupa ninguém, enquanto a justiça daqui nos faz pensar que bandidos e criminosos são apenas os que portam armas, mas se esquecem que também são criminosos os que portam carros, bebidas alcoólicas ao volante, os que carregam consigo arma, feito 007 (com suposta autorização pra matar) e com tamanha liberdade que mais parece que voltamos ao tempo do faroeste.

Vamos pôr a mão na consciência e não contemplar apenas os que vão presos em outros países, mas lamentar a falta de intimidação da nossa justiça aqui, por não conseguir nos impedir de cometer erros, ao ponto de nos fazer sentir liberdade, até mesmo em matar, abusar e maltratar, (quando não os próprios filhos) crianças e adultos e pior, sem nenhum remorso.

Tudo que julgamos ser hediondo nos outros, nós cometemos em pequenos tantos erros, que no fundo também mereceríamos a mesma pena, apenas para nos pôr um freio e um balde de d'água fria em nossas vãs pretensões.

Que Deus consiga ter misericórdia de nós, porque as pessoas que já machucamos (e às que iremos ainda ferir com tanta liberdade e segurança), com certeza não terão.


        Amadeu Epifânio





Nenhum comentário:

Postar um comentário