Projeto VIVA +

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PARA QUEM TEM TDAH (E SUAS LIMITAÇÕES)


         EXERCÍCIOS DE ROTINA PARA DISCIPLINAR O CONTROLE DA VONTADE.                

                  Pessoal, olá.  Para quem é TDAH, existe uma batalha sendo travada dento de vocês, 24 horas do dia, pelo controle da vontade sobre o corpo, entre o estado consciente e inconsciente de vocês.  Em pessoas sem TDAH (nem vou dizer normal, porque nem somos tanto assim rsrs), o controle sobre o consciente é, por via de regra, maior do que nas pessoas com TDAH.

                   Não porque elas não tem TDAH e sim, por terem (nem sempre) uma condição emocional satisfatória, que às permite controlar a sua vida.  Já em pessoas com TDAH, esse controle é mais deficiente, mais falho, sendo em razão disso que acontecem lapsos de memória ou de foco sobre o que esteja tentando fazer.
                    A mente de um TDAH é semelhante à de um quarto de bagunça (sem lugar certo pras coisas).  É preciso que seja reposto em ordem, para ter a vida de vocês como vocês querem e não como o transtorno os impõe.  Uma reintegração de posse sobre o controle da vontade consciente.

               Para que isso seja possível, é necessário criar exercícios de rotina disciplinar, onde através destes, criam-se então, hábitos novos, como nova proposta de sugestão à mente, para que esta venha aceitar esta sugestão, em detrimento dos hábitos atuais e errados.  Evidente que não será da noite pro dia, mas certamente não levará mais a vida inteira, dependendo apenas do emprenho aos exercícios.

               Esses exercícios deverão ter caráter específico para cada tipo de dificuldade, como por exemplo, distração, perda de foco, desorganização, hiperatividade, etc.  Sugiro que comecem pelo ponto que seja o mais cobrado em cada um, como: “Se eu pudesse controlar ao menos isso (...) já me sentiria melhor.”  Isso já servirá de impulso para trabalhar os próximos passos.

                          O que impera atualmente hoje, em pessoas que carregam o TDAH, é a aparente submissão ao transtorno sem nenhuma perspectiva de cura ou de tratamento, à altura da demanda das dificuldades encontradas, para que possam(seus respectivos portadores) gozar uma melhor e satisfatória qualidade de vida, em busca de velhos sonhos (suspensos) ou de novas conquistas.
Os exercícios propostos compreendem:
1)        Exercícios de rotina agendada Para disciplinar a memória;
2)      Exercícios de tarefas programadas Para trabalhar a organização e a Preguiça;
3)      Exercícios Leitura e Releitura com Interpretação Para trabalhar o foco no estudo;
4)     Exercícios de leitura trava-língua Para frear os pensamentos hiperativos.
5)   Exercícios propostos (estabelecer uma tarefa e levá-la até o fim) - Para  trabalhar a perda de foco nas atividades (Realizar 3 x por semana).
 Tipo: Estabelecer um lugar pra ir e não se desviar por nada.  Quando chegar ao destino, não volte somente, estabeleça novamente o objetivo de não se desviar.  Quando for ler alguma coisa ou estudar, tem que se determinar estudar por partes e não de uma vês só.
Outras dificuldades a T.C.C. poderá ajudá-los à criar, seguindo o propósito desejado.

Todos os exercícios com empenho e paciência, pois o que queremos não é pressa e sim, criar hábitos com disciplina, para restabelecer o controle da vontade e do corpo.

“Não procure saber o que excede a tua capacidade,

e não especules o que ultrapassa as tuas forças,

Mas pensa sempre no que Deus te mandou,

e nas muitas obras suas, não sejas tão curioso.”

(Eclesiastes 3, 22)

Um dos maiores aliados, para restabelecer o controle sobre a vontade é o auto conhecimento, conhecer-se à si próprio.  Nem mesmo os considerados “normais” fazem isso.  

Se vai enfrentar um “inimigo” é preciso estuda-lo antes para descobrir seus pontos fracos, não é verdade ?  Descubra seus pontos fracos e explore-os, encontre as brechas, porque certamente elas existem.  É um jogo de estratégias, onde seu adversário é o TDAH.

Deus não lhe confiaria essa forma de “crescer”, se soubesse que você não conseguiria.  Todos nós carregamos nossas dificuldades, porque a vida é uma grande escola e aqueles que conseguem “passar nos exames”, conseguem ser grandes mestres.



                                         Amadeu Epifânio


PROJETO VIVA+

Corrigindo Passos para um Caminho mais Seguro.

Contatos:  vivamelhor307@gmail.com

Obs:  Olá á todos, fiz alterações de cor, para facilitar a leitura do texto.  Aprovado ?
                                          

Um comentário:

  1. Gostei texto lindo!!!!! Agora é por em prática,se a vida fosse só aplausos não teria graça.

    ResponderExcluir