Projeto VIVA +

sábado, 7 de dezembro de 2013

NOSSA MENTE REAGE À ESTÍMULOS QUE ELA MESMA PRODUZ

COMO ?



Desde que nascemos (ou ainda como feto), começamos à absorver uma série de informações, experiências e sensações variadas que, por não estar ainda, em nós, catalogada e nomeada, imediatamente absorvemos.  À medida que o tempo passa e crescemos, novas experiências são absorvidas e, quando semelhantes às que já vivemos, passam então à receber uma denominação, mas apenas o episódio em si e não sua graduação, de alegria, dor ou sofrimento, pois estes, serão “classificados”, à medida que forem surgindo.

Nomear nossas experiências (ainda que um ato inconsciente) nos ajuda à viver melhor, pois passamos a entender melhor tudo que se passa conosco.  Sem percebermos, assimilamos diariamente, centenas de informações, através dos nossos sentidos de percepção (tato, olfato, paladar, visão e audição) e estas informações compõe o que conhecemos por banco de dados, que serão oportunamente utilizados pela mente, como respostas, soluções, alternativas, para problemas que nos leva desde pequenas à grandes emoções.

Quando nos irritamos ou temos um ataque de fúria, por exemplo, é porque algo que absorvemos repentinamente, não estava ainda catalogado em nosso banco de dados, como algo que pudesse ser de pronto interpretado e, por não conseguirmos compreender tal evento, (chegado de forma repentina), nosso corpo reage de forma intempestiva, quando cobrado (pelas circunstâncias) à ter de resolver o conflito ou evento, de forma súbita.  É este tipo de cobrança súbita, que pode levar um jovem ao desespero, às drogas e até ao suicídio.

A emoção contida em cada tipo de manifestação é uma resultante consequente, utilizada pela mente como uma ferramenta, tanto para absorvermos melhor o que vemos nos outros, quanto para manifestarmos mais claramente o que sentimos.  O conteúdo do nosso banco de dados compõe as escolhas que a nossa mente adota como mecanismos de defesa, para nos ajudar, sempre dentro do nosso modo de vida. Para um ladrão, ajuda-lo é ele fazer um assalto, sem ser pego pela polícia. Para quem pratica Bullying, é ajuda-lo na seleção de sua provável vítima.

Mas afinal, onde entra a nossa vontade consciente nisso tudo ?  Somos apenas marionetes de nós mesmos ?  Claro que não.  Também temos a oportunidade de fazer nossas escolhas;  escolhas que poderão ser determinantes, tanto na manutenção quanto mudança da nossa forma de vida, sendo ela correta ou lamentavelmente, errada.  Uma coisa curiosa que precisa ser relevado, estas escolhas à que me refiro, são de caráter mais indireto que direto.  Como assim ?  Já mencionei em vários outros artigos, que quase sempre somos influenciados pelo nosso emocional, interior e infantil (de aproximadamente 3 anos de idade).

Muitas vezes estamos prestes à fazer algo que sabemos que é errado, mas que estranhamente somos forçados à fazer, executar ou dizer algo que irá machucar e quase sempre acabamos por consumar o feito.  O pior é que passamos aquele dia ou aquela semana, nos perguntando como fomos capazes de fazer ou dizer tal coisa.   Não é assim ?

Quando digo que temos escolha, é escolher não ceder aos impulsos que nos leva ao erro, perjúrio, delito, agressão física ou verbal.  Se pudermos nos controlar, estaremos promovendo à nós mesmos, uma melhor qualidade de vida, porque escolher não ferir (da forma que for), trás benefícios à você mesmo(a) nas três esferas, ou seja, no físico, emocional e espiritual e é este equilíbrio, sobre estas três bases, que nos torna pessoas mais felizes, contentes e também realizadas.

Quase sempre pensamos somente no lado físico, muito pouco no emocional e menos ainda no espiritual.  No lado espiritual, pense como o inquilino de um imóvel (seu corpo) que cujo qual (como na realidade), precisa fazer por preservá-lo, até o último dia de locação; do contrário, não poderá realizar tudo que deseja.  Preservando, você garante vida, segurança e estabilidade emocional e ainda assegura a mesma segurança para os que vivem com você.  No lado religioso (em qualquer religião), lembra que a cruxificação de Cristo serve para nos mostrar que o verdadeiro amor... envolve sacrifícios.  Às vezes, dolorosos.

Faça suas escolhas e... viva melhor.  Somos pelo o que somos.


Amadeu Epifânio


PROJETO CONSCIENTIZAR – VIVER BEM É POSSÍVEL !

Corrigindo Passos para um Caminho Seguro.


Siga-me no Twitter: https://twitter.com/epifaniodg




Nenhum comentário:

Postar um comentário