Projeto VIVA +

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ESTUDAR SÓ PRA PASSAR É COMPROMETER A PROFISSÃO.



Já não é de hoje a preocupação e o desespero de muitos adolescentes, em querer tirar uma boa nota na prova da faculdade e sentir-se ainda com o dever cumprido por ter almejado a meta ou, o pior dos guerreiros por não ter conseguido passar.   Não passar, numa primeira tentativa, não significa o pior e sim, que lhe foi dado uma nova oportunidade.

Estudar, só para passar numa disciplina pode comprometer seriamente a forma de raciocínio profissional, como insegurança na hora de tomar decisões, defender uma causa ou fazer cálculos imprecisos.  Cada disciplina de uma determinada faculdade, é uma peça de um quebra-cabeça, cujo qual vamos montando aos poucos, no decorrer do curso, podendo, ao final, não estar ainda completa.

Mais do que um quebra-cabeça, um curso universitário não se resume apenas em adquirir conhecimentos específicos de um determinado curso.  Ao fazer um curso em uma universidade, o que se adquiri é uma forma de raciocínio específico, onde tudo que aprendemos, estará disponível em nossa mente e à nossa disposição, sempre que se fizer necessário, em cada nova decisão.

Para que o novo raciocínio seja completo e perfeito, é imperativo que todas as disciplinas tenham sido bem aprendidas, pois que, inconscientemente, irão fazer parte da tomada de decisão, podendo ser decisivo no momento de conclusão de um trabalho, tanto para o êxito, quanto para o fracasso, como em um diagnóstico errado e impreciso, que irá comprometer o êxito de uma cirurgia ou em um cálculo estrutural de uma obra, podendo compreender toda sua estrutura.

Quem busca e seleciona os “ingredientes” que irão compor a decisão que precisa tomar (em tudo na vida), não é você e sim a sua mente e inconscientemente e, portanto, é imperativo que tudo já esteja, presente, disponível e com qualidade, para uso futuro e oportuno.  Cada nova ação que exercemos, é sempre um resultado aritmético de tudo que já adquirimos no decorrer da nossa vida, entre informações, temperamento e comportamento.

Nossa vida não é uma questão de sorte, pois sorte somos nós que fazemos, ao adquirir para nós, sempre, conhecimentos precisos, saudáveis, úteis, valorosos, determinantes para a nossa tomada de decisão, para que os resultados sejam proporcionais à qualidade de vida e profissional que almejamos ter.  

               Lembre-se que a família como um todo, sempre deve fazer parte desta mistura, pois que nada adiantará ser profissionalmente bem sucedido(a), se a família estiver sempre em segundo plano e você sempre ausente na vida dela.

O mundo precisa não só de bons profissionais, mas principalmente de seres humanos, que entende a necessidade do seu semelhante, como se fosse para si mesmo.

Somos... pelo o que somos.

                                                                            Amadeu Epifânio


Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !


Nenhum comentário:

Postar um comentário