Projeto VIVA +

domingo, 5 de julho de 2015

PERDÃO


PORQUE, PERDOAR ?



A primeira coisa que nos passa pela cabeça (quando nos pedem para perdoar alguém que nos machucou muito), é a de um pré-julgamento, de que tal pessoa jamais será merecedora de perdão e mais, que passamos à nos alimentar e supostamente consolar nosso coração, com o desejo de que aquela pessoa sofra tanto ou mais do que a dor que ela nos causou.  Não é assim ?

Vejam, há um a série de erros nessas concepções (se me permite dizer).  Em primeiro lugar, considero o perdão, um bem de duas partes, ou seja, a parte destinada a pessoa que deveria receber o perdão e a parte que fica dentro de nós, que se subdivide ainda e de forma simultânea, em duas partes.  Calma, eu explico. rsr   A parte que fica dentro de nós, à que Jesus nos ensinou, precisa deixar sair e de boa intenção, pois que, desta intenção é que sairá o verdadeiro consolo do coração.

Enquanto nos negarmos à perdoar, nosso coração e nosso corpo se enche de mágoa e rancor, além de ainda, buscarmos um falso consolo na esperança de ver alguma punição para o nosso algoz (o que pode levar uma vida inteira ou nunca acontecer).  O Perdão que nos propusermos à ceder, pode nem ser bem recebido de imediato pela pessoa que nos machucou, o que não significa dizer que o perdão que saiu de nós, não teria valor.  Mero engano, pois como disse, o perdão é um bem de duas partes, o que sai do seu coração é tão valoroso quanto ao que deveria chegar ao seu algoz, porém, cada um deles, fazendo o bem que corresponde ao acolhimento recebido.

O perdão (desde que sincero) é, por si só, um grande consolo, pois evita que alimentemos nossa vida com tantas negatividades e que, em razão disso, acabamos por causar dor em outras pessoas, visto que passamos à viver de uma outra forma, carregados de rancor.  É uma seqüência negativa que nos leva à uma vida de dor e angústia desnecessária, além de uma mudança significativa de nossa forma de pensar e de agir.

A suposta liberdade e alívio de todo esse sentimento negativo, não está na possível condenação ou punição de quem lhe machucou, pois que isso nos aliviaria apenas, externamente, mas nossa ferida continuaria aberta por dentro e sangrando, isto é, mexendo com nosso emocional, nos deixando sempre angustiados, só que agora sem entendermos porque (já que o nosso algoz fui punido, deveríamos nos sentir melhores, não é verdade ?).  Este é o engano que todos cometem e vivem suas vidas, mergulhados numa depressão profunda.

Sou uma pessoa que também sofre por meus problemas (que certamente não são maiores que os dos outros), mas por serem só meus rsrs, já me causam bastante dor e sofrimento e que provém também de pessoas conhecidas (daquelas que nunca esperamos que nos pudesse causar tamanha dor).    A dor e o sofrimento eu continuo sentindo, porém, me determinei à não me consumir por causa disso.  É fácil ?  evidente que não, mas encontrei no perdão o alívio necessário para poder realizar este projeto e o meu trabalho profissional, como eletricista.

Quanto à dor e ao sofrimento (por mais que seja e por mais que doam) eu os reciclo nesse projeto, buscando entender melhor o sofrimento de outros e desta forma saber realmente como ajudar, sabendo escolher as palavras certas pra contornar um momento de dor ou mesmo de um pensamento suicida. 
 
Por isso que eu digo (após quase 20 anos estudando o comportamento do ser humano) que a depressão não é, especificamente, uma doença neurológica, mas psicológica, visto que ela foi um dia, gerada por uma expectativa não consumada, mas que ficou presa no inconsciente, esperando lá, por pela consumação de algo que o consciente planejou, mas que se esqueceu de avisar que não está mais interessado na espera.

O perdão é uma necessidade da alma, para aliviar-se da angústia e da dor sentida pelo fato gerador ocorrido, o que, por si só, já é bastante para o nosso coração suportar.  Sinto pena e tristeza pelo comportamento dos que me fazem sofrer e é só isso, nada de raiva ou desejos de vingança ou de punição, do contrário jamais poderia viver minha vida de maneira digna e livre.  Preciso estar bem, para poder desenvolver e cuidar do meu trabalho, tanto profissional quanto deste projeto quanto de minhas filhas, assim como creio que cada pessoa também tem sua vida pra seguir e pessoas pra cuidar.

Liberte-se, converse com Deus, se abra com Ele, manifeste sua dor e peça ajuda pra que o perdão saia de você, de forma limpa e sincera, pra que não acumule dentro de si as duas dores, da que passou e também pelo desejo de punição e vingança aos que o(a) fizeram sofrer.   Conversando com Deus, expondo à Ele o que aconteceu e crendo na sua providência, logo terá sua paz interior, com força necessária para conduzir a vida, da forma como ela se apresenta e não como à desejamos que seja.

O Perdão transforma pessoas, transforma nossa vida, transforma a vida dos que nos causaram dor (pode demorar, apenas por não crerem em Deus e na força do perdão), mas algum dia, com o perdão que conseguimos extrair de nós e passar à eles, também serão transformados. 

A vida não é fácil ?  Ninguém disse que seria.  Hoje estou mais forte do que ontem, pra saber entender e conduzir meus desafios conforme vão surgindo, mas livre, deixando meu coração respirar em paz.  Liberte-se e viva melhor.


                                      Amadeu Epifânio



Contatos:  epifaniodg@hotmail.com                   Fone: 21-96774-1555


Um comentário: