Projeto VIVA +

sábado, 25 de julho de 2015

O QUE NÃO DAR PRA JOGAR FORA...


...A GENTE RECICLA.


Passei boa parte desta vida ouvindo pessoas em seus murmúrios e lamentações, por seus sofrimentos e infortúnios e em nenhum momento, às vi pensar em tentativas de melhora ou de acreditar que pelo menos é algo de momento e que logo passará.  Mergulharam nessa piscina de lamentos, como se dela extraíssem o bálsamo que às confortariam, porquanto durasse o momento que estavam passando.

A vida nos oferece meios, ferramentas, opções, oportunidades diversas à nossa disposição, para serem utilizados em nosso favor para contornar, aliviar, resolver ou pelo menos entender o que passamos, para que mais fácil ou menos difícil se torne o momento difícil, não importando se breve ou longa duração.

Embora tenha escolhido à Deus e seus ensinamentos para ajudar-me à entender meus sofrimentos (que não são mais nem menos que os de outros, apenas meus), não vou forçá-los à seguir este mesmo caminho, pois que não bastaria apenas acreditar para ser merecedor de tamanha atenção, cuja qual tenho recebido durante toda minha vida.

Aprendi à entender que tudo que estou passando é parte necessária de um processo de amadurecimento, como um script que recebi para seguir enquanto inquilino deste corpo e desta terra, podendo inclusive até improvisar, desde que não fugisse do roteiro.   Vivi cenas incríveis, tanto alegres quanto dolorosas, assustadoras, revoltantes, sem contudo poder contar com a ajuda de dublês, ou seja, sofrendo eu mesmo meus próprios acidentes, me pondo sempre nos limites da determinação em seguir meu roteiro.

Os desafios nunca terminam.  Neles descobri que apesar de passar por tantas aventuras, me faltava algo que pudesse retribuir à Deus por sua especial atenção comigo, que por algumas vezes impediu-me de encerrar "meu texto" em alguns acidentes que sofri e que poderiam ter me levado desta terra antes da hora ou deixar-me impossibilitado de continuar seguindo o roteiro.  Neste novo ofício (meu projeto) descobri que todas as sensações vividas (principalmente às de dor e sofrimento), poderia reciclá-las, usá-las para entender o sofrimento que outros apenas sentem e não conseguem confortar-se.

Que são os desafios senão degraus ou pontes, que nos provoca à transpor, colocados à nossa frente e, passando por eles nem nos damos conta de que crescemos mais um pouco, que nos fortalecemos principalmente por dentro e sem nos darmos conta, suportamos um pouco mais o que antes nos dava vontade de morrer.

Tudo, por que convergimos nosso foco apenas na dor e na nossa incapacidade de ver que despertamos mais um dia.  Se o que vemos na frente é um horizonte longínquo, olha pra trás e veja o que já percorreu e nem se deu conta.  Pior que não aproveitou nada do que viveu.  Mas não importa, porque essa experiência está guardada dentro de ti e que outros que tanto precisam dela te aguardam para compartilhar e ensinar-lhes como vencer tantos desafios e tantos tormentos.  Eles ainda estão na fase do querer morrer por não conseguir suportar, enquanto você, que já passou desta fase, pode estender-lhe à mão, o conhecimento e o conforto.

Sem perceber, mesmo sem crer em Deus ou em religião, mas mesmo assim ajudando os outros, Deus está contigo, sendo solícito em coisas que você nem mesmo chegou à pedir-lhe.   Ajudar não é missão, É ESSÊNCIA DE VIDA, para preencher o vazio que muitos sentem mas não sabem porque;  sentem-se angustiados e até depressivos, tentam preenchê-lo das formas mais estapafúrdias possíveis, com álcool, drogas, agressividade, fazendo rachas, brincando perigosamente com a própria vida e à dos outros.

A resposta está nesta vida e nas oportunidades que ela oferece para preencher os nossos vazios, que não é através de dinheiro, riqueza, poder ou ascensão, não é pela vaidade, ganância ou avareza.   A resposta está em outros como você, passando por sofrimentos iguais à você.  Como diz a lei da física que corpos (ou forças) iguais se anulam, ajudando, você reciprocamente estará se ajudando, pois você está ajudando a anular o sofrimento do outro e com isso, estará progressivamente anulando o seu.

Você, que hoje sofre por qualquer razão, apenas saiba que não está recebendo nenhum tipo de castigo ou punição, mas preparando-se para desafios importantes, para ajudar pessoas com problemas de igual à pior que o seu.   Sofrendo, você está se alimentando de força e sabedoria, para sentir-se capaz de cumprir nossa maior essência de vida nesta vida.  E quando sentir que ajudou uma pessoa à transpor sua adversidade, passarás à ela estas mesmas palavras, para que ela dê continuidade à sua obra.

Quando uma pedra se coloca à sua frente, você analisa se pode chutá-la ou transpô-la, avaliando suas condições de exercer o feito.   No mesmo princípio estão todas as adversidades que se põe à nossa frente, examinando suas características e do quanto estou capaz de lidar e, se não tiver, irei em busca de respostas, ajuda ou solução.  Estagnação, nunca.  Lamentar-me só me faz regredir e afastar-me antes, de mim mesmo, abandonando meus propósitos.  

Ao invés de fugir por causa da dor, devo sim, ocupar-me dela.   Antes saber que se estou sofrendo, é porque estou sendo preparado e se estou sendo preparado é porque posso ser mais útil do que acredito que seja.  Dói ?  Que bom !  Saberei quando estiver pronto, quando os que precisarem de mim, começarem à se achegar, lamentando por seu sofrimento.  Estes serão o treinamento que me tornarão forte e capaz.  TODOS, SEM EXCESSÃO, tem capacidades e habilidades, para explorar e pô-las em prática.

LEMBREM-SE: MEU SOFRIMENTO, MINHA ESPADA !


                                   Amadeu Epifânio
    Contatos:  epifaniodg@hotmail.com                                    Fone: 21-96774-1555

Nenhum comentário:

Postar um comentário