Projeto VIVA +

terça-feira, 21 de julho de 2015

CRISES DE PÂNICO !

O QUÊ ACONTECE ?


Crises de pânico se dão por causa de uma ligação entre passado e presente, ocorrido em curtíssimo espaço de tempo. Muitas vezes, ao caminharmos pela rua e, ao ver uma determinada cena ou pessoa, imediatamente nossa mente nos reporta ao passado e nos faz lembrar de um episódio ocorrido conosco ou de uma cena de algum filme.  O mesmo princípio ocorre num episódio de crise de pânico.  Como assim ?

Em algum momento da infância (das primeiras semanas de vida até uns 2 ou 3 anos idade no máximo), um evento vivenciado por uma criança e que venha à gerar medo, susto ou mesmo pavor e, por não saber discernir este episódio, o mesmo fica armazenado no inconsciente, à espera desta criança crescer, lembrar e entender o que houve. O grande problema (que é também para a maioria das crises dos transtornos) é que essa lembrança é também inconsciente, que fica à atormentar a criança, agora crescida (adulta), querendo uma explicação do que se passou consigo, lá atrás.
Evidente que essa cobrança não se dá o todo tempo, mas toda vês que algo do presente se assemelha ao cenário ocorrido naquele evento, fazendo com que as sensações vividas lá atrás voltam à ser sentidas como se tivesse ocorrido ontem, só que agora com o ímpeto do adulto, o que torna as crises ainda mais intensa e apavorante, não é assim ?

A terapia tem o papel de resgatar este episódio, fazer conhecer e entender o que se passou e assim, eliminar a influência perturbadora de uma vês por todas.  Evidente que isso não se dará da noite pro dia, mas que também não precisa levar uma vida inteira.  Via de regra, apenas um único evento pode fazer da vida de uma pessoa, um verdadeiro inferno, porque muitos podem ser os fatores que venham à se assemelhar ao episódio gerador. Imagine o cenário de um peça de teatro ou de uma novela ou ainda, o cenário do seu próprio quarto, quantos componentes não fazem parte dele ?

Quanto ao episódio, pode nem ser nada grave, porém agravou-se por não saber discernir o que estava vendo ou sentindo.  Quando algo nos pega de surpresa, nos causa enorme susto, não é verdade ? pelo menos até que possamos entender o que se passou.  Com bebês esse discernimento não existe e tende à piorar pelo simples fato dos bebês não saberem se comunicar. Imaginem a aflição desta criança. É esta aflição que se transporta ao presente, quando um presente nos leva ao passado.

Quando começarem à se sentir estranhos, como à que antecede uma crise, pense que essas sensações estão se dando por algo bobo ocorrido "comigo" quando muito pequeno(a) e que hoje estou sentindo os reflexos. Vou tentar me distrair que logo logo passará.

Vocês podem fazer essas reflexões durante a semana, sem hora nem data certa e o mais importante: NÃO PODE SER SOB ESTRESSE. Porque ? Quando você faz essas reflexões, você está tentando convencer sua mente (seu inconsciente) de que essas lembranças não carecem mais existir, de que foi algo sem importância que gerou um susto e só isso.  Sua mente só se convencerá se esses pensamentos se derem de forma tranqüila, pois assim ele entenderá e pouco à pouco as crises se reduzirão.  Não cobre do tempo, pois é o que menos importa. Apenas reflita desta forma, nos momentos que antecede uma crise e também quando estiver descontraído(a).  Acham que podem fazer isso ?

"A vida nos prega peças para nos transformar em grandes atores"  e nada como as experiências da vida pra nos transformar em grande artistas.  Síndrome de Pânico é influência de uma experiência infantil.  

 Amadeu Epifânio 


Nenhum comentário:

Postar um comentário