Projeto VIVA +

sábado, 23 de fevereiro de 2013


ALGUMAS RAZÕES PODEM SER MIRAGENS DO INCONSCIENTE.



Precisamos nos ater e conciliar os interesses que há entre o desejo e a realização, para não acontecer de nos apoiarmos em falsos alicerces e o desejarmos ardentemente, para depois não passarmos o resto dos nossos dias, nos arrependendo amargamente da decisão que tomamos.

O ser humano nunca está 100% feliz e em razão disso, vive idealizando fantasias do mundo que gostaria de ter ou ser.  Estas fantasias vão para o inconsciente e lá ela se potencializa e se junta com outras já formadas desde a nossa infância, que já tínhamos esquecidos, mas elas não esqueceram de nós.  Como uma parte de nossa mente têm sempre o propósito de promover o nosso bem estar, normalmente ele o faz com a nossa formação adquirida.  Mas como há uma enorme quantidade de “insatisfações” (fantasias) esperando por uma definição, são elas que vão furar a fila e serem utilizadas para o nosso bem estar.  Já viram no que isso vai dar.

Essas fantasias contam com uma energia muito grande e vão fazer uma pressão enorme sobre o nosso estado consciente, como um gênio liberto de sua lâmpada após longo tempo aprisionado.   Entre tantas fantasias, há sempre aquela que está mais ativa e persistente e tão logo esta se manifeste, consiga o que quer (atropelando o estado consciente), deixa o emocional mais calmo e voltamos novamente ao nosso estado normal, geralmente como numa ressaca, sem lembrar ao certo o quê e porquê fizemos tal coisa.

Este lado obscuro do inconsciente é uma parte de nós que jamais conheceremos.  Só precisamos saber uma coisa: Considere o inconsciente como um liquidificador, onde lá depositamos toda a nossa vivência, experiências, nossas fantasias e principalmente a formação que nós adquirimos ao longo do tempo (esta, como fator primordial, pois é a nossa formação que dará o gosto final de tudo que é processado neste liquidificador).  Vai depender do que você adquirir.

Quanto mais enriquecermos nosso discernimento, nossa capacidade de compreender nossas adversidades e principalmente nossa capacidade de lidarmos e aprendermos com ela, maior a possibilidade de não vivermos sob a influência constante do inconsciente e das nossas fantasias.  Aceitar a realidade e nos adaptarmos à ela (e não o inverso) também ajuda e muito.

Vida conjugal deve estar longe de ser um calvário, porque no mínimo têm a presença de Deus no meio (desde que haja o interesse do casal que Êle faça parte).  Outra coisa, ninguém nos prometeu uma vida perfeita, porque o mundo não é perfeito, as pessoas não são perfeitas porque todas elas estão sendo influenciadas por suas fantasias inconscientes e tornando-se pessoas com diversas formas de manifestação, como rebeldes, agressivas, inseguras, medrosas ou violentas.

Por isso a necessidade de nos adaptar e aceitar a vida como ela se apresenta e juntos, o casal, fazer do seu espaço, o seu casamento, o seu mundo perfeito, porque isso sim é possível.  A insegurança que alimentamos passamos para os filhos e eles acabam se tornando rebeldes não por malcriação, mas por insegurança e medo de um futuro que os pais ainda não prepararam.

Namoro é oportunidade para ambos se conhecerem e não apenas ficarem trocando beijinhos e juras de amor.  Não crie logo de início a fantasia que aquela pessoa irá completar o que falta em você, é pra sentir isso no outro e não fantasiar, só assim uma união se solidifica.

Quando o “clima” não vai muito bem, não é sinal para se darem um tempo, mas sim de cada um avaliar se o que está esperando no outro não é fantasia criada.  Deixe a expectativa de lado e conviva com o realmente existe.  Se necessário, namore de novo, conheça as expectativas de cada um em relação ao outro e recomecem de onde pararam.

A união necessita estar estável para que os filhos sintam essa segurança ainda dentro do ventre da mãe, pois a criança registra tudo que acontece durante a gestação e pode, dependendo do que gravou, levar para a vida adolescente ou adulta e prejudicá-lo.

O mundo não é mais aquela miragem de mundo perfeito, mas cada um pode fazer perfeito o seu mundo, sua vida, seu casamento e a vida dos seus filhos.  Viver bem é Possível !


                                       Amadeu Epifânio



NÃO ESQUEÇAM DE DIVULGAR ESTE BLOG COM AMIGOS E PARENTES DE OUTROS ESTADOS OU MESMO NO EXTERIOR.  AGRADEÇO O APOIO DE TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário