Projeto VIVA +

quarta-feira, 26 de abril de 2023

O VILÃO DE FATO É O BORNOUT ?

 

SERÁ ?  VAMOS TESTAR ?



                   Não é difícil ver funcionários e até gestores, culparem o Burnout, pela estressante rotina do trabalho, das metas, produtividade, etc. Mas, data venha, também não é difícil ver, o quanto os celulares vem tirando o sossego de seus usuários (incluindo o etarismo inclusive). Estou exagerando ?  Vejamos alguns exemplos da necessidade (ou compulsividade) do celular, que costuma nos deixar aflitos e comprometer o foco no trabalho:


1) Esperar noite à dentro, o retorno daquela ligação;

2) Esperar horas para marcar urgente um encontro;

3) Ou ver que aquele encontro importante... furou !

4) O aviso de cancelamento da consulta médica urgente;

5) Aquela pessoa que nunca atende minha ligação;

6) Tem aquelas que não param de ligar, ou em hora errada. 

7) É a escola que se queixa do seu filho (ou filha);

8) Quando não liga pra cobrar o atraso da mensalidade;

9) É o chefe que liga em hora errada pra reunião;

10) O banco que sempre lembra o quanto você é importante;

11) A esposa que liga pra falar da nota baixa do filho;

12) Mas não liga quando ele tira um 10 ou seu time ganha !

13) O dia de ontem que fechou sem todas essas ligações;

14) Mas fiel ao celular, volta à depender de todas elas.

15) É o dia começando (de novo), pesado e tóxico;

16) E pensou que o celular não era importante pra você !


           A necessidade de ter um celular hoje (ou + de 1), é tão compulsiva quanto o ar que respiramos, não dá pra imaginarmos sem ele e mal paramos para nos atentar, pra lista de problemas patológicos que acumulamos enquanto isso. Problemas como ansiedade (sempre no topo da lista) e crônica, isto é, do tipo de que necessita de acompanhamento médico constante e medicação apropriada.

            Outra patologia ?  Gastrite, alimentação desregrada, (com queda na qualidade),acúmulo de gordura e carboidratos. Fadiga, por noites mal (ou nem) dormidas, esperando aquele retorno que não houve, de amigo, cliente, parente, cobrador, do chefe, da mãe e até de quem não devia.  Todos devendo um retorno, enquanto você fica com um olho lá, outro cá e a rotina vai congestionando e o Bornout, que estava tomando seu cafezinho lá embaixo, acaba de ser lembrado e culpado, de todo o seu estresse, que parece não cessar.  Tudo por causa de um aparelho digital que não sossega dentro da gaveta.

                Não devemos esquecer de outro profissional que não pode ficar de fora, nessa correria diária: O Psicólogo !  Porque ?  É preciso controlar (para conter) toda emoção gerada, de toda essa dependência, do celular e redes sociais. Ainda acha que a culpa é do Burnout ? Quando muito chega à ser efeito consequente (quando não administramos a rotina).


               Se nós, pais e adultos (que precisamos gerir os proventos para a família),que dirá os filhos nessa paranoia de escola, amigos, colegas e namoradas. Difícil conseguir a tal da concentração, para os estudos e para as provas. Não compete à nós, pais, xeretar o que eles conversam pelo Sap.  O que se deve fazer, é ser os pais que eles se orgulham, pra que façam boas escolhas e tomem as melhores decisões, das quais sintam também orgulho, tal como esperam de vocês.
              
            Um celular tem muito mais utilidade, do que aqueles que julgávamos ser deficientes, pelo simples fato dos outros não os utilizarem, para retornar nossas expectativas. Mas já que inventaram, aproveite para apoiar, parabenizar e elevar a auto estima dos filhos, por seu bom desempenho, tanto escolar, como com os irmãos. 

             Lembrem-se: Passar algumas horas com vocês, é o que eles mais amam e desejam.  Retribua.



Professor Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário