Projeto VIVA +

sábado, 22 de abril de 2023

COMO ME LIVRAR DA TRICOTILOMANIA ?

 UM PROBLEMA DE ARRANCAR OS CABELOS !



Não adianta ir buscar ajuda de forma imediata, se vai chegar no médico e não souber descrever o que acontece. Se estude primeiro, reúna o máximo de informações que puder, à respeito do problema.  Quando começou, de que forma, qual é seu estado de humor, na maioria das vezes que sente uma crise chegar. Procure evitar situações de estresse. Se já tomou alguma medicação, relacione nome, dosagem, efeitos e duração. Tem pessoas próximas à você, que lhe confortam quando precisa ou se tem o tipo de pessoas que não ajudam em nada ? As pessoas, parentes e até amigos, tem o velho hábito de censurar, porque não sabem o que dizer (nunca passaram por isso antes). Então, se não relevar essas censuras, maiores as chances de não ficar arrancando os cabelos (literalmente).

Sabe aquelas situações, que uma criança se enche de raiva, por estar sendo contrariada por causa de algo tão óbvio, que se poderia resolver com uma simples conversa ? Mas como é criança (em razão do tamanho), sugere ser passiva, ou seja, é mais fácil descontar encima delas. São coisas de "arrancar os cabelos" de tanta raiva não é mesmo ? 

O que você faz é reproduzir o que fez apenas uma vez, mas como não houve quem à confortasse nesse momento, a raiva ficou reprimida e o disco arranhou e agora fica pulando.  Lembrem-se do que eu disse sobre o inconsciente fazer "mímicas", para tentar expor o que tanto incomoda e até faz sofrer. Quando nos vemos puxando os cabelos, é o inconsciente nos mostrando que há uma sensação reprimida.

Se estude, procure descobrir quando de fato lhe ocorreu algo semelhante, que lhe provocasse essa condição. Não precisa ser da noite pro dia. Pergunte à parentes sobre sua infância.

Se não conseguir sozinha, procure ajuda de um psicanalista, ele poderá ajudá-la. Lembre-se que a gente sofre mais por não saber como, do que pelo o que temos. E Lembre-se, você não estará procurando culpados e sim, o que houve "lá trás", quando tinha de 2 à 3 anos de idade (provavelmente). 

Pode até ser uma coisa boba, mas como você era uma criança, foi relevado e guardado. Quanto mais se conhecer melhor, melhor viverá ok ? Se cuida.


Professor Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário