Projeto VIVA +

domingo, 26 de janeiro de 2020

ALGUÉM JÁ PLANEJOU SEU FUTURO OU...



  SABEM PARA ONDE QUER IR ?



Se fôssemos comparar a velocidade com que gira o nosso planeta, com o que as pessoas que sabem o que querem, de fato estaríamos muito perto da extinção.  Ninguém sabe porque está fazendo seu curso de faculdade, ninguém que fique sentado atrás de uma mesa de escritório, tem aspirações maiores. Todos os que tem filhos, perderam de vez a orientação que devem dar à eles, apenas estão criando (não educando), como se faz com seu cão de estimação (e até estes precisam ser educados).

Viver um dia de cada vez é quase como um suicídio pois, fica submetido à uma série de influências que o impede de avançar (quando não o faz regredir).  À grosso modo devemos viver para o amanhã, para que a nossa vida não se acabe em um dia, tendo que repetí-lo no dia seguinte, tudo outravez, como se a vida fosse um disco arranhado.   Não basta apenas chegar no trabalho, cumprir sua tarefa e voltar orgulhoso pra casa.  Você não conseguiu produzir nada.  Se não o fizer por algo maior, de nada significa se matar todo durante um mês inteiro, para conseguir seu tão almejado salário.  Isso só irá lhe causar um grande tédio e queda de produtividade.

Se um jovem escolhe um curso universitário qualquer, ao final do curso será (talvez) um bom motorista de aplicativo.  Tanto tempo e dinheiro (se for particular) jogados fora, porque não planejou nada antes de escolher o curso.  Nem se quer sabe para que está fazendo.   Quantos, entre cada universidade, podemos contar nos dedos, os que estão ralmente empenhados em fazer seu curso por algo maior, por um bem maior, para cumprir uma lacuna no “mercado”, necessária ou deficiente, a qual ninguém até hoje pensou, por mais evidente que se mostre.

O mundo está decaindo e as pessoas cada vez mais acomodadas, talves por achar que nada podem fazer, nem por si mesmos.  Não importa o quanto já tenha, faça por ter algo diferente, empreendedor, humanitário, produtivo, solidário.  Quanto de conhecimento acha que já acumulou ?  Quanto deste conhecimento está sendo destinado à um propósito maior e evolutivo ? (Se é que aprendeu alguma coisa).   Que tipo de orientação está dando aos filhos ?  A formação que estão recebendo de você, fará dele uma pessoa de bem ?   Será suficiente para não se deixar levar pelas más influências pesadas e existentes nos dias de hoje ?  Que tipo de valores está passando pra ele ?  Vai fazê-lo correr atrás do que quer ou desejarão o que for “mais fácil” ?  

Em São Paulo o CREMESP realizou um teste com formandos de medicina e a grande maioria foi reprovada, por não saber nem medir pressão ou avaliar exames de sangue.
  (https://maceio.7segundos.com.br/noticias/2018/09/27/121615/segundo-dados-quase-70-de-medicos-recem-formados-nao-sabem-medir-a-pressao-arterial.html)

 Este triste resultado não se caracteriza por baixa competência mas, por falta de maiores aspirações, para fazer o curso.  Muitos mal conseguem abrir seu próprio negócio ou consultório e passam a vida inteira à espera do tão sonhado emprego, com o salário dos sonhos.

Escolher dedicar-se à uma única área, não é sinônimo de melhor competência, mas de retrocesso profissional, pois que, para ser um médico de verdade (mesmo escolhendo uma área específica) não pode negligenciar as demais, devendo conhecer para prestar o mínimo de orientação para um paciente.

Já passei por muitos médicos, dos que se dizem especialistas em suas áreas e todos deixaram à desejar, sendo eu obrigado à procurar outros “médicos” para obter segundas ou mais opiniões.  Enquanto não souber o que quer ou até onde quer ir, tudo que conseguirá é seguir os passos de um carangueijo, para longe de um status do qual queira orgulhar-se.  

Sempre digo aqui que não existe concorrência para profissionais (ou bem menos do que encontra entre amadores).   A demanda é grande, a competência é muito baixa e a descrença é cada vez maior, na falta de pessoas capazes de fazer bem, ao que se comprometem.  Uma prova de medicina pode não impedir o acesso ao exercício da profissão, mas com certeza deveria causar-lhe vergonha, sempre que vestir o jaleco.  Nunca deixe de se atualizar, nunca se sabe de tudo.

Os cursos universitários são apenas exemplos à que me refiro, ao que deveria ser um grande número de pessoas, à saber a direção que deseja tomar, para que o universo concorra à seu favor, corroborando para alcançar seus objetivos.  Quando saímos de casa, sabemos para onde vamos, o mesmo deve acontecer em relação ao seu futuro, dos filhos e dos jovens, pois mesmo não sendo seus filhos, tudo que eles desejam é um exemplo pra seguir (o que não estão encontrando nos pais).

Ensine os filhos à refletir e raciocinar desde pequenos, isso obrigará os pais à tornarem-se mais responsáveis, no que se refere ao exemplo que precisam dar, pois que serão cada vez , mais cobrados.  É preciso preparar os filhos para construir um futuro sólido, pois que os adultos já destruíram o que estávamos guardando pra eles. Definam a direção à seguir, mostre aos filhos, para que aprendam à valorizar suas conquistas.   Escolhendo a direção, o caminho é consequente, mas pelo menos saberão para onde estão indo e porque.  Isso é o que importa.

NÃO PERCA SEU RUMO, SAIBA PARA ONDE QUER IR E PORQUE.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista Autodidata.










Nenhum comentário:

Postar um comentário