Projeto VIVA +

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

PORQUE SOFREMOS ?



Não existe frio...sem Cobertor Apropriado.


Está cada dia mais comum, o ser humano mais reagir, do que agir. Mais temer, do que enfrentar. Mais sofrer, do que entender o que se passa. Existe uma inteligência que coordena a vida de todos nós e o propósito que cada um deve cumprir, enquanto ainda neste mundo, tendo como base, as vidas pregressas que tivemos, como tudo que decorreu, contra, ou a nosso favor.  Tudo isso faz parte dos nossos registros no mundo espiritual (que é de onde viemos) os quais serão relevados, à fim de fazerem parte do enredo de nossa próxima vida.

Nada acontece por acaso ! Eis um velho jargão espírita e, verdadeiro, tal como na visão psicanalítica, isto é, nenhum passo é dado, que não esteja sofrendo algum tipo de estímulo, seja ele do ambiente em que estamos ou, seja ele interno, isto é, do nosso corpo (que nos faz por exemplo, nos deslocar até um consultório ou à emergência de um hospital). Devemos acreditar sempre que, se estamos passando por um momento conturbado, certamente há de existir uma razão (explicado na psicanálise) e, provavelmente um propósito, amparado na ciência espiritual (que não é uma religião).

Vivemos sob uma grande árvore genealógica espiritual, com vínculos de vidas passadas, que hoje (nesta vida) assumem o papel de desafetos, para que resgatemos com eles, algum tipo de dano, que por ventura causamos (naquela vida), de forma física ou por traumas psicoemocionais. Nesta vida atual, corrigimos o que fizemos à outrem, em vidas passadas, numa espécie de “Lei de Taleão”, mas não contra nós e sim, por nós mesmos, para que não tenhamos de sofrer com tanta dor e intensidade, em vidas futuras. Isso de fato nos leva ao propósito de evitarmos novos danos, com novas pessoas, que poderão gerar desafetos futuros (incorrendo num ciclo contínuo).

Aqueles que hoje, representam nossos desafetos, também possui seus próprios desafetos, em graus maiores ou menores que os nossos. Ou seja, nesta ciranda espiritual, a vida está sendo corrigida, para nos aprimorarmos, para que um dia venhamos mais, para ajudar, do que para sofrermos.  O lado positivo disso, é que não temos de depender de terceiros, para melhorarmos, que tudo depende de nós mesmos e com ajuda de Deus, (para os que acreditam). Deus não nos impõe as cobranças espirituais, isso é feito por nós mesmos, pelo o que fazemos, pelo o que causamos e, também pelos danos que sofremos de outros, em mesma situação.

Sim, podemos ser algozes e desafetos perante outras pessoas. Quantos filhos são perseguidos por seus pais, que sofrem por causa deles ou por causa de sua omissão e negligência, em ver o que se passam e nada fazem ? Quantos parentes, irmãos, pais, avós, que sofrem maus tratos dos filhos ou de outros irmãos ? Vale lembrar que, nossos desafetos, não passam de meros figurantes, apenas cumprindo seu papel e roteiro (assim como nós, com nossas “vitimas” rsr).

Nem sempre o que sofremos, está relacionado com vidas passadas, mas com o fato de não buscarmos entendimento do que se passa, sua possível procedência, nossa participação direta ou indireta, as causas que nos limita de buscar entendimento e explicações à respeito; o porque de não buscarmos uma melhor qualidade de vida e principalmente, o porque de preferirmos alimentar ressentimentos, contra tudo ou contra todos, como uma zona de conforto, para nos “consolar” de nossos infortúnios. Infelizmente isso existe em larga escala (os feminicídios e homicídios banais, estão aí para nos provar isso).

Prezados, precisaremos um dia, passar por um processo de entendimento de uma nova condição, quando sairmos deste mundo. Contudo, ainda existem pessoas que não conseguem se quer, entender sua condição aqui, neste mundo. São pessoas cuja capacidade cognitiva se estabilizou, parou, não consegue dar um passo adiante, para entender o que não aceita e aceitar o que não entende. Não precisaria mencionar o quanto de avanço de evolução, seria para si mesmo e o quanto o ajudaria à reduzir, seus transtornos e problemas, de natureza diversa.

Não existe frio sem cobertor apropriado. Podemos achar que não serve e não aquece mas, apenas por estarmos focados “no frio”. Se achamos que Deus não ajuda, não é porque ele não vê, mas porque estamos muito distante, que nos preocupamos mais com um sinal de Wi-Fi, do que a ligação com Ele, desejando que tudo ocorra de forma automática ou de “bandeja”. 

Deus pode intervir em nosso favor, se caso mereçamos. Mas que não há de ser condição apenas momentânea, isto é, posso não merecer hoje, mas fazer com que talvez amanhã, seja.  Existe a justiça que tanto exigimos e à que devemos buscar, que se traduz no justo equilíbrio das coisas, da vida, da nossa vida e de “nossas” vidas, hoje e sempre.   Isso porque o mundo não pára, de forma que devemos acompanhar o passo, para fazermos parte sempre do presente, em vez de vivermos somente... “do passado”.

Aqueça primeiro o "coração", que o resto se aquecerá sozinho.



Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista Auto-didata.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário