Projeto VIVA +

terça-feira, 23 de maio de 2017

EM DEPRESSÃO II

COMO SE INSTALA E COMO LIDAR ?



A depressão é uma condição suspensiva de um trauma ou perturbação emocional ocorrido em alguma fase da infância. Enquanto tivermos desenvolvendo nossas atividades, ocupando nosso tempo quase que integral, físico e mentalmente, essa lembrança ficará suspensa, quase se influência.


Porém, quando de alguma forma, nossa atividade diminui o pico, seja ao concluir uma tarefa ou ser interrompida por fatores alheios, essa "lacuna" deixada, no tempo e na mente, aquele trauma começa a tomar a forma e o espaço, passando a invadir e influenciar, primeiro de forma gradual, até que assuma nossa vida de forma integral. É quando se instala a depressão patológica.


Teoricamente o melhor à ser feito é reintegração de posse, ou seja, retomar (ou criar) atividades que fazia antes (pra si ou mesmo pra outrem), gostando ou não. O prazer pela atividade começará à emergir à medida que todo vácuo cedido, vai sendo recuperado, retomando novamente nossa auto estima e auto-controle.


Depois de conquistar todo "território" perdido, aí pode fazer terapia, para trabalhar aquela memória, para que ela não volte à assombrar (mesmo que em momentos em que nossa atividade sofra uma queda).


De fato é uma luta, mas acredite, somos mais fortes. A questão está na forma de ver o problema e não na concepção de fraqueza.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador / Psicanalista Auto-Didata


PROJETO VIVA+
Por um Caminho + Seguro.


Personalidade Reativa Comportamental
Influência Pregressa em Respostas Emocionais


Nenhum comentário:

Postar um comentário