Projeto VIVA +

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TRATAMENTO DA DEPRESSÃO !


O QUE ESPERAR DA MEDICAÇÃO E TERAPIA ?


Um recurso importante no tratamento de depressão é a medicação, muito embora as pessoas não saibam ao certo o que esperar de uma medicação, exceto se não a própria cura. O problema é que essa cura vem de maneira indireta, também pela medicação, como ? Toda influência que vem do inconsciente (como resultado do que lhe aconteceu na infância), só age quando nós permitimos. Parece ironia né ? 

Veja, o que separa os dois lados (consciente e inconsciente) é o nosso nível de tolerância diante da dor, que obviamente está bastante comprometido vocês devem imaginar.  Acontece que nem é tanto assim, pelo simples fato de vocês estarem juntando as dores dos dois lados, ou seja, a dor da criança em vocês, que sofreu no passado (alimentado pelo inconsciente) e a dor do adulto, pelo consciente, isto é, a parte que sobra, quando o inconsciente não age e faz parecer que é tudo uma coisa só.

Conforme já havia dito em um artigo em meu blog, o portador de depressão pode ter ouvido palavras ofensivas depreciativas, advindo de pessoas que jamais esperava tal coisa.  Frases do tipo:  "Presta atenção no que faz, nunca faz nada direito" ou "você não serve pra nada mesmo" ou "Desse jeito nunca vai conseguir ser nada na vida" e outras tantas que muito machuca o coração de uma criança pequena, entre os 2 e 5 anos e que certamente passa batido pelo "orador", como fato corriqueiro.

Esta é uma idade em que a criança pouco ainda consegue discernir sobre o que ouve e o que se passa com ela, especialmente os sentimentos de frustração e decepção, sentidos profundamente pela pessoa que tanto adorava ou mesmo idolatrava.

Vamos agora separar essa chave do cadeado, pra diminuir o peso desse fardo.  A medicação deve atender a necessidade de manter-nos no controle (emocional) consciente, para neutralizar a influência do lado inconsciente (mas que ainda estará lá e ativo, esperando por uma definição, que só poderá ser dada e resolvida através da análise).

Respondendo então a pergunta do título deste artigo, sobre o que esperar do efeito da medicação, repito, que atenderá este específico propósito de neutralizar o inconsciente, vocês deverão se propor à realizar tarefas que antes era difícil e aí sim, testar não somente o efeito como a duração do remédio.  

Ao fazer a tentativa, vocês descreverão tudo que acontece, de positivo e negativo e esses resultados serão partilhados tanto junto ao psiquiatra quanto ao analista. É desta forma que vocês irão acompanhar o desenvolvimento e progresso do tratamento, dos dois lados (psiquiatra e analista), ao invés de ficar apenas esperando o efeito chegar, depois ir embora e começar tudo de novo.

"É o olho do patrão que engorda o gado".  É sobre essa regra que irá se basear o processo de tratamento e cura da depressão.   Com o analista, o objetivo será retroceder ao momento em que se deu o episódio que gerou a depressão, tomar ciência, reviver as sensações (que sente até hoje) e pôr fim à influência perturbadora e também à depressão.   Claro que isso não será da noite pro dia, mas que também não precise levar a vida inteira. 

Análise ou terapia é como reforma que fazemos em casa, ou seja, não dá pra passar meses sem nenhum progresso.  Os progressos são o que a depressão foi minando aos poucos durante a vida, como estima, insegurança, um monte de medos, pessimismos, etc.

Às vezes precisamos bancar as "muletas" do psiquiatra, para ajudá-los na melhor prescrição dos medicamentos.  

Outra coisa importante:  Se as medicações que estiverem tomando não estiverem fazendo efeito (além de causar enormes sensações desagradáveis), das duas uma, ou a medicação está totalmente errada ou (considerem a possibilidade) de não terem, especificamente, a depressão e sim, uma tristeza crônica ou profunda, porém reversível com o tempo e que, portanto, não carece tomar medicações controladas e fortes, cujos efeitos colaterais ultrapassam até os da depressão de verdade.


Professor Amadeu Epifânio
Psicanalista/Pesquisador

PERSONALIDADE REATIVA COMPORTAMENTAL
Influência Pregressa em Respostas Emocionais


              

                  Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário