Projeto VIVA +

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

SAÚDE E BEM ESTAR !


ESTÁ SATISFEITO COM AS RESPOSTAS QUE TEM RECEBIDO?


Muitas vezes sofremos, não pelas doenças que temos, mas por não conseguirmos fazer com que a mente nos dê a resposta apropriada em tempo hábil.   Pessoas com transtornos psiquiátricos por exemplo, não sofrem por terem transtornos, mas por não conseguirem ter uma resposta que lhes promova o alívio.  Da mesma forma uma pessoa com câncer, que sofre em razão da mente não dar condições de encontrar uma resposta capaz de conter ou matar as células cancerígenas, sendo possível apenas por quimioterapia.

Muitas coisas podem acontecer por falta de um resposta específica num determinado momento. 

Todos nossos estímulos são sensoriais, recebidos através dos nossos órgãos de percepção e muitos dos estímulos requerem, na maioria das vezes, resposta imediata, que nem sempre é possível por diversos fatores. Respostas de caráter neurológicas, psicológicas, emocionais e outras respostas que, quando falham promovem uma série de desajustes e patologias, que às vezes pode depender até, de procedimentos cirúrgicos para consertar e estabilizar o funcionamento.

Muitas vezes a resposta que precisamos vem de um único centro de comando, responsável por administrar todos nossos estímulos e respostas:  O Cérebro.   De lá saem todos os comandos e decisões para de alguma forma, tentar promover ou estabilizar o funcionamento do nosso corpo, em todos os setores e órgãos, onde haja músculo, sangue, células, nervos e onde receba impulsos elétricos (que são as ordens que recebe para agir ou deixar de agir de certa forma).  Mas o que acontece quando não se tem a resposta que precisa para os problemas que surge ?

Basicamente existem aí duas alternativas:  Ou simplesmente não tem ou, de alguma forma, o sistema de resposta está prejudicado, impossibilitando de termos o alívio esperado para um momento de dor, dúvida, sofrimento, desespero, etc.   E quando a resposta vem de forma errada, insatisfatória ou danosa ?  Situações que também nos deixa bastante perplexos, quando não promove uma dor ainda maior, aumentando ainda mais um desespero, podendo levar até mesmo ao suicídio.

Isso acontece por desequilíbrio harmônico nas funções orgânicas, em vários órgãos do nosso corpo, inclusive o cérebro, provocados por uma série de problemas ligados à certos vícios e compulsividades, como álcool, drogas, alimentação desregrada, vida sedentária, mágoas, ciúmes, pessimismo, etc. Ou seja, respostas que não precisamos.

Outra causa é a psicológica ou psicanalítica, que também promove um desequilíbrio, primeiro emocional, que dependendo do problema pode causar algum dano ao próprio organismo, simplesmente porque não se encontrar uma resposta que seja adequada ao momento presente.  Pessoas com transtorno, que se recusam a buscar tratamento (ou abandonam) sofrem duas vezes, pelo transtorno e pelo fato de não se ajudarem na busca por uma resposta que lhe promova momentos paz e tranquilidade, porque é possível, desde que tenha o próprio bem estar como um propósito e também, como objetivo.

Se pararmos pra pensar veremos que a grande maioria dos nossos problemas (se não todos) se dão em razão da falta de respostas apropriadas e específicas ao momento pelo qual passamos.  Muitas dessas respostas não surgem, porque simplesmente não existem em nosso "acervo", isto é, no que adquirimos por formação ao longo da vida.  

A "qualidade" das informações de nossa formação, também são responsáveis por promover tanto o nosso bem estar como uma vida de tristezas constantes, porque dessas informações surgem também os conceitos que fazemos à cerca de várias coisas, como vida, família, valores, sentimentos, moral, ética, justiça, etc.  O conceito que criamos é como o ponteiro de uma bússola, que poderá nos orientar para caminhos tanto certos quanto errados (bloqueando respostas que nos promoveria o nosso bem estar, alegrias e felicidades).

Ninguém tira 10 numa prova se não estudar ou entender a matéria (exceto colando rsr).  Significa que precisamos antes, absorver conhecimentos, bons, de qualidade, pois quem seleciona as respostas que precisamos, para os nossos problemas emocionais é nosso inconsciente e, não somente precisa como em certa quantidade aritmética, para que a velocidade de resposta seja satisfatoriamente precisa e eficaz, do contrário o que acontecerá ?  Ficaremos nervosos, ansiosos, correndo o risco de termos problemas de natureza gastrointestinal.  Ansiedade que pode também levar as pessoas à fumar ou beber ou os dois, o que levará à uma  sobrecarga do fígado e por aí vai.  Somos responsáveis por muitas das faltas de respostas que precisamos.

Uma prova disso está no fato de queremos, muitas vezes, respostas "pra ontem", comprometendo nosso estado emocional ao obrigar pessoas e situações à responderem o impossível ou de forma ineficiente.  Desejar respostas imediatas é sinal claro de inexistência de respostas próprias, que já deveriam estar em nosso acervo.  Demandas repentinas requerem ou respostas imediatas ou de compreensão imediata (para administrar a demanda de forma que a resposta encontrada não venha à causar dano maior à nossa vida como um todo).

Muitas das respostas que precisamos pode estar antes, na quebra que conceitos negativos que criamos, bloqueando velocidade e qualidade das respostas que precisamos ao nosso momento.  Pense nisso.

Professor Amadeu Epifânio
Psicanalista/Pesquisador

PERSONALIDADE REATIVA COMPORTAMENTAL
Influência Pregressa em Respostas Emocionais

              
Corrigindo Passos para um Caminho + Seguro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário