Projeto VIVA +

sábado, 10 de outubro de 2015

SOFRIMENTO E DOR


SUPORTAR É PROS FRACOS.  O SEGREDO É ENTENDER.



Olá, não tenho transtorno psiquiátrico (talvez ansiedade).   Sou idealizador de um projeto de pesquisa e estudo (VIVA+) sobre processo de tomada de decisão do ser humano, diante das situações mais adversas que é submetido, como transtornos, drogas, desvios de conduta, etc.

Esse projeto tem aberto conhecimentos, até então camuflados nos corpos de quem carrega consigo uma grande dor.   Estipulei parâmetros que, sem os quais, tais sintomas ou crises jamais aconteceriam, o que reflete a condição de ocorrência de fatores, para que sintomas e crises sejam desencadeados e que, pelo mesmo princípio, pode-se também ser evitados e até controlados. Um trabalho de disciplina mental, que pode ser alcançado com ajuda de terapias (tradicionais ou alternativas) porém com propósitos específicos.

Entendam, qualquer problema, dor, sofrimento, se torna forte ou difícil à medida do quanto eu saiba menos sobre ele, tornando-me impotente diante dos mesmos.   À partir daí eu tenho duas opções: ou me desespero e entro em pânico ou procuro tirar da situação, a oportunidade necessária para aprender mais um pouco e, deste aprendizado, também elevar mais um pouco, meu limite de tolerância diante de fatos que não entendo ou não aceito, tornando-me ainda mais vulnerável emocionalmente.

Posso afirmar à vocês, que se não fosse este princípio adotado por mim mesmo, na minha vida, com o problema eu carrego comigo, desde o meu nascimento, já teria ido parar numa cracolândia da vida ou ficar jogado numa sarjeta qualquer, com uma garrafa de cachaça na mão ou ainda, ter tentado (se não consumado) suicídio.

Dói ? Porra, e como ! mas consigo hoje suportar, mais do que ontem e ontem, mais do que semana passada. A dor para mim serve de lembrança de como sou capaz de conduzir e suportar dores e transformá-la em energia positiva e promissora.  O fato de uma pessoa não carregar consigo o mesmo problema que eu, não torna menor o meu problema, pois que para cada pessoa, o seu problema é sempre o maior de todos, ou não ?

Não fuja do Problema, ocupe-se dele, entenda-o, estude-o, explore-o (sintomas, crises, medicamentos, efeitos, duração) e verá que a convivência pode não ser tão difícil quanto parecia. 

"A vida nos prega peças pra nos transformar em grandes atores".     Lembre-se disso.


                                  ProfAmadeu Epifânio - Idealizador





                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário