Projeto VIVA +

domingo, 9 de julho de 2023

TÁ ACHANDO QUE TEM MUITOS PROBLEMAS ?

 

TIRA O "FARDO" DAS COSTAS, PRA VER SE NÃO AFUNDA !!!



O que dá estabilidade à esse navio é justamente o peso (e bem distribuído). Agora, experimenta aliviar a carga pela metade. Ele ficará mais leve e sujeito à agitação dos mares. Pode não afundar, mas você passará a viagem inteira tendo que se apoiar aqui e ali.

O mesmo acontece com nossos fardos e problemas, isto é, acreditamos que nossa vida seria bem melhor se não houvesse os problemas. O problema é que, não estamos dando destinação adequada à eles, negligenciando lições e aprendizados. 

Para começar, o mínimo que os problemas nos dão é exercício da tolerância, da reflexão, do saber julgar, da humildade, gentileza e solidariedade. Tudo isso estamos desperdiçando, diante dos que tentam nos sugar com convivência tóxica por exemplo. As pessoas são "espelho" uma das outras, servindo-nos de termômetro para nossas atitudes.

Em suma, vivemos numa imensa vitrine de personalidades e temperamentos diferenciados, mas só a experiência de vida para nos apontar, quem na verdade está eticamente certo ou errado. Quem pode se dar ao luxo de ser exemplo ?

É preciso aguçar nossa percepção para saber discernir quem é quem.
Será que ao menos nos preocupamos com isso ? O que ganhamos ou perdemos, não relevando tudo isso ? "Fama", confiança e respeito.

Sabendo dar valor às lições, mantemos nossa vida estabilizada, mesmo nas tempestades.



Professor Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo 




Nenhum comentário:

Postar um comentário