Projeto VIVA +

segunda-feira, 15 de julho de 2019

TRAUMAS NÃO SE ESQUECE !



MAS PODEM SER EXTINTOS !!


Não se trata apenas, deixar de lado as marcas deixadas, mas saber lidar com as limitações impostas pelo trauma.  Sempre digo aqui que, não sofremos por ter "problemas" (diversos), mas por não entendê-los.  Deve-se à todo custo, buscar a compreensão dos fatos que nos atormenta e nos limita, em vez de ficarmos passivos, achando que estamos acorrentado à uma corrente invisível. Deve-se em primeiro lugar, registrar tudo que acontece consigo, anotar em um caderno só pra isso, por um tempo mínimo, entre 3 a 6 meses.

Faça uma cronologia dos fatos e tudo que transcorrer deles.  Em segundo, leia e releia até que comece à fazer sentido pra você.  Por método de associação inconsciente, os fatos registrados, nos leva à lembrar de eventos, até então bloqueados na memória. Anote-os também no mesmo caderno. Quanto mais lembranças reunir, mais tomará conhecimento do que o(a) atormenta ou limita-o(a). Isto feito, os sintomas começarão à vir com menos intensidade e até com menos frequência.

Tenha em mente que não há pressa em se levantar fatos, porque eles não virão à tona, sob pressão, é preciso ficar relaxado.   As dúvidas que forem surgindo, anote-as para fazer à algum terapeuta (se necessário), para identificar alguma possível "peça" que não esteja se encaixando.  O terapeuta não dirá à você, mas o ajudará à lembrar-se.

É importante que saiba que, seja qual for o evento que gerou seu transtorno, não se trata de evento traumático severo ou terrível.  Isso porque, primeiro, quem passa pela situação é a sua criança, que poderia estar ainda, no ventre materno ou estar com até 3 anos de idade. É sempre o fato de não entendermos o que se passa, que nos deixa perturbados e, para uma criança, isso é ainda pior.   Compreendem ?

Portanto, quando investigamos nossos sintomas, o estamos fazendo, para entender o que passamos, quando criança.  Nossa fase adulta acaba sendo um amplificador de emoções, isto é, o que sofremos quando temos sintomas e crises, estamos na verdade, revivendo um momento perturbador de nossa infância, mais nada. Portanto, em vez de ficar passivo, aproveite para registrar o que se passa, para depois entender.   Dessa forma, as crises não pegarão mais você, se surpresa.

Tenha os pensamentos negativos, como um termômetro de desempenho de sua investigação, à fim de saber se está indo bem ou não.  Sem pressa e sem estresse, melhor devagar e sempre, do que sempre devagar (ou parado rsr).  Se a vida fosse perfeita, não aprenderíamos nada e continuaríamos insatisfeitos.  Com a vida nos desafiando o tempo todo, temos a percepção de estar vivos e (me perdoe os defensores dos animais), matando um leão por dia.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista Auto-didata.

               

Deixem seus comentários e ajudem à divulgar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário