Projeto VIVA +

sábado, 12 de dezembro de 2015

PIRÂMIDE DE MASLOW !


ESTAMOS PERSEGUINDO SONHOS OU PESADÊLOS ?


Olá, vi no facebook uma apresentação sobre esta pirâmide e vi nela uma oportunidade de expôr umas reflexões, sobre qual valor e grau atribuímos à cada uma dessas cinco fases, cuja qual poderemos comprometer as demais.

Na base desta pirâmide temos nossas necessidades básicas, praticamente diárias (como comer, vestir-se, dormir, fazer sexo, etc) e sobre as quais desprendemos demasiado interesse em sua busca e consumo.  Também na base desta pirâmide estão nossas concepções à cerca do valor que atribuímos à essa busca.  Conseguir o pão de cada dia já deixou de ser obrigação para uns, prazer para outros e obsessão para muitos (ou para a grande maioria).  

No segundo estágio estão nossas necessidades de segurança, para darmos seqüência em nossa busca por nossas necessidades básicas.  Mas de que segurança estamos falando ? Esta pirâmide tem aplicabilidade individual (não coletiva), o que me leva à pensar no significado de segurança que eu preciso.  O que realmente preciso proteger pra sentir-me seguro ? (...)

No terceiro estágio, nossa necessidade de pertencimento à um grupo.  O Ser humano é um ser orgulhoso pra admitir que é carente. Orgulho que não se aplica aos filhos.  Que não se aplica às crianças que vivem nas ruas.  Que não se aplicam aos nossos jovens, fechados em grupos que escolhem para partilhar sua vida e seus problemas e consolarem entre si, ao se verem dispersos do grupo que deveriam estar (não apenas partilhando), mas compartilhando, que é da sua família.  Estamos dando aos filhos (não um direito) mas um caminho alternativo e perigoso pra eles, ao invés de primarmos para sermos a primeira escolha, o melhor grupo que eles podem ter.

No quarto estágio está a necessidade de auto estima, um estágio perigoso, se considerarmos o nível de satisfação (ou insatisfação) dos jovens, pra não falar desinteresse, pra não dizer desmotivados, sem perspectivas de futuro ou de expectativas do amanhã.  Do que será composto a auto estima desses jovens ? Com base em que eles estruturarão e decidirão suas vidas ? Por que uma vês constituído, muito difícil será mudar esse "paradigma", depois que assumirem a concepção solitária de quase abandono, por causa do prazer ou da obsessão dos pais, na busca pelo "pão de cada dia".

O último estágio, no topo da pirâmide, é a consolidação da auto estima, a conquista (Com orgulho ou arrependimento ? Alegria ou Remorso ?), resposta que irá depender dos pensamentos gerados no percurso de todo esse trajeto, da base ao topo da pirâmide.  Já disse em alguns artigos meus, que somos o resultado aritmético que mais predominou na nossa vida durante certo tempo, como experiências, sensações, frustrações, sucessos e fracassos.

Em cada estágio dessa pirâmide desenvolvemos conceitos, julgamentos, concepções e atitudes (preventivas, ofensivas ou invasivas), para obter o que tanto desejamos ou precisamos, variando entre as pessoas apenas a forma de como obtemos, tendo como pano de fundo a educação que (mau ou bem) recebemos e se, esta mesma educação condiz e se adapta com a realidade atual, porque do contrário, pioramos o que já está ruim, criando uma série de vácuo na cabeça dos jovens e adolescentes, os quais serão preenchidos sabe-se lá por quem e de que forma.

Nos orgulhamos da educação que recebemos no passado (achando que os filhos tem obrigação de copiar) porque na nossa época (à 20 ou 30 anos atrás), educar era mais fácil, porque não havia tanta concorrência com nossa educação que recebíamos, como perda da referência de nossas instituições, política, judiciária, religiosa e até familiar; proliferação de equipamentos eletrônicos que encantam pais e filhos, redes sociais, internet, liberdade não vigiada, pais patrocinando caprichos dos filhos, esqueci de alguma coisa ?

  Hoje os filhos escondem tudo dos pais, porque os pais não conseguem passar confiança nem segurança, apenas se orgulham de pagar tudo e dar tudo que pode, cada vez mais empurrando o "barco" deles para mais longe e eles se deixando levar pelas correntezas, cuja algumas já sabemos onde vai dar. 

Reveja esta pirâmide e veja onde está errando (ou errou).

Sempre há tempo para se consertar as coisas, dependendo apenas de
EMPENHO e MOTIVAÇÃO.
   
Advinha à quem compete uma coisa e outra !


  ProfAmadeu Epifânio - Pesquisador-Idealizador                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário