Projeto VIVA +

sábado, 14 de novembro de 2015

ESTAMOS NO CAMINHO CERTO ?


  FAÇA AS 3 PERGUNTAS E DESCUBRA.

                                                          
Olá, este texto é uma palestra escrita, para ser passado aos alunos do ensino médio e fundamental, da mesma forma. O texto propõe que façamos sempre três perguntas na nossa vida, para sabermos em que circunstância à vivemos, se ociosos, estacionários ou promissores (esperançosos num amanhã possível e não tão distante).  Hoje, em razão da vida corrida dos pais, nossos jovens estão inseguros, pois não podem contar mais com uma palavra amiga ou com uma demonstração de orgulho.  Com a falência da maioria das nossas instituições (justiça, política, religião e agora a família), o que resta para acreditar é em si próprio.   O problema é que eles ainda não sabem disso.

Primeira Pergunta: Onde estou ?  Não podemos tomar uma direção se não sabemos de onde estamos saindo, visto que nosso ponto de partida é também nosso ponto de referência cartográfico, do contrário nos perderemos facilmente.  Fazer esta pergunta, pra nós mesmos, significa avaliar nossa vida como um todo, ou seja, o que quero pra mim ? quais as chances de eu conseguir o que eu quero e em quanto tempo ?  Será que eu já perdi esse "trem" ? Uma coisa é certa, sempre se pode começar ou recomeçar, pois o que importa mesmo é o que fazemos com nosso tempo e com nossa vida.

Segunda Pergunta: Para onde eu quero ir ?  Tão importante quanto saber onde estou, é saber onde eu quero ir.  Se não estabelecermos uma direção, vagamos numa vida ociosa e sem futuro, repetindo de ano várias vezes, na escola da vida.  Determinar um rumo pode significar ser figurante ou protagonista na história da sua vida.  Ser "O Cara" na sua profissão ou apenas mais 1.  Quando me olho no espelho, eu quero poder sentir orgulho de mim (e não vergonha), orgulhar-se primeiro de si e por si próprio e por conseqüência e se for o caso, também perante amigos e familiares.  Estabelecer direção é estabelecer um propósito, que significará adoção de nova postura, rotina e comportamento. Querer ser o melhor para ficar entre os melhores.

Terceira Pergunta:  Estou no caminho certo ?  Já sei onde estou e pra onde eu quero ir.   Agora eu preciso saber se estou na direção certa, no propósito que eu estabeleci.  Esta pergunta também envolve mudanças, primeiramente de foco, de divergente para convergente, significa que deixarei de dar atenção à coisas que me faz desviar no meu objetivo, para me manter no destino que determinei como meu futuro.  Uma coisa será essencial:  pra não sermos + 1 entre tantos que escolheram a mesma profissão, precisamos adquirir um "diferencial" que permitirá me pôr em evidência, para que possa ser visto, mesmo entre muitos.

Este diferencial chama-se EXPERIÊNCIA DE VIDA, que associado ao conteúdo letivo, adquirido na universidade (com a profissão pretendida), o(a) tornará muito mais hábil e competente (que os demais concorrentes), para gerenciar e resolver todas as demandas inerentes, tanto à vida profissional quanto social, gozando plenamente dos resultados obtidos, tanto pessoal quanto financeiramente.  Experiência de vida permite aplicar tudo que aprendi (na vida e na faculdade), de forma hábil, correta, precisa e permanente, vencendo e resolvendo demandas, que outros não conseguiram.  Se vivêssemos num mundo perfeito, para quê existiria universidade ?  (se não é para melhorar e resolver a vida das pessoas, em vários segmentos da vida).

Experiência de vida é aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá, de bom e também de ruim, para crescer e amadurecermos, como cidadãos de uma sociedade que exige cada vês mais, sempre os melhores em cada área, porque figurantes já existem muitos por aí, que além de não acrescentarem nada, ainda contribuem para o retrocesso social.

Queremos ser nesta vida, figurante ou protagonista ?


 ProfAmadeu Epifânio - Idealizador e Pesquizador


Contatos no Face:  
               https://www.facebook.com/profile.php?id=100008846865345

Nenhum comentário:

Postar um comentário