Projeto VIVA +

domingo, 11 de dezembro de 2022

Criar, educar ou formar ?

 Qual o certo ? 


Na verdade, são os três.  Na criação se objetiva o básico, como alimentação, distração, vestuário, etc.  Na educação o respeito, hierarquia, gentileza, obediência e responsabilidade.  E finalmente a formação.  Aqui se firmam dois pilares importantes, qual sejam ?  Fazer com que os filhos façam sempre as melhores escolhas e tomem sempre as melhores decisões, primando pela segurança pessoal, bem estar e estabilidade emocional.

Muitos põem filhos no mundo sem nenhum planejamento.  Apenas criam, enquanto que a educação vai sendo passada conforme o momento. Que dirá a formação ? A formação é responsável pela escolha da carreira, pelo critério de escolha de companheiros (as), namoradas, amigos, entre outros.

Sobre o passado se baseiam as decisões presentes, de forma que muitas (ou todas) as escolhas e decisões, que fazemos e tomamos, provém da infância e vivência respectiva.  Crianças são inocentes, elas apenas absorvem sem nada entender (ainda que se alegre). Não arrisque a felicidade dos filhos, poupe-os de eventos frustrantes, desde a gestação até os 3 anos. Sofrer não trás apenas maturidade, pode vir sofrimento junto e com ele, transtornos como depressão. 

Faça os filhos planejarem sua carreira já na juventude, pra não ficarem ociosos e vulneráveis às drogas e violência. É hora de formá-los, desde cedo.

Prof. Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário