Projeto VIVA +

sábado, 4 de dezembro de 2021

VOCÊ É DEPRESSIVO OU INSEGURO ?

 

Vamos deixar este labirinto ?


Considere a depressão como uma sensação de impotência, diante do que não entende. Mas o que tenho para entender afinal ? Existe resposta pra isso ? A verdade é que não existe resposta pronta para tudo na vida e, para tudo na vida, as respostas precisam ser criadas, construídas, porque somente desta forma, é que aprendemos a usar os “tijolos” certos para cada tipo de construção (em cada tipo de resposta).

Somos diferentes entre si e justamente por isso, as respostas que todos precisamos, para entender nosso momento específico, deve ser construído de forma apropriada e específica, pois que, cada pessoa vê o seu problema e seu momento, diferente dos outros. Isso não faz o meu problema ser maior do que todos, apenas mais um entre tantos.

Ser triste ou feliz é uma escolha e sendo assim, porque estamos tristes ? Talvez porque ainda não construiu à resposta adequada. Não uma resposta pronta, mas a sua resposta específica, que embora não sirva para outros, está servindo para aprender à formar uma resposta. Lembrem-se do lema de que não se deve dar o peixe, mas ensinar à pescar ? Pois bem, é o mesmo princípio.

Cada pessoa constrói sua casa, de acordo com o solo do terreno que é seu, que sobre o qual que se assentará os alicerces da sua casa, o que o leva à primeira regra: Pensa em como gostaria que fosse sua vida (essa casa); Em seguida, depois da casa construída, pense no mínimo que poderia aproveitar, do que “saiu”, para manter a ideia de vida perfeita. Veja se já não é o bastante para dar o primeiro passo para fora de condição sua atual que se encontra (que é viver inseguro). Segunda regra: Nada é perfeito, ninguém é 100%. É sobre estes alicerces que edificará sua casa (sua vida). Não é muito estável não é mesmo ? Mas, se já vivemos em condição de insegurança (diante do que não entende), então já devemos estar calejados com ambientes inseguros, não é mesmo ?

Resumindo, sua condição não é ser depressivo, mas estar sempre inseguro, em dar sempre o próximo passo e decidir sobre as demais perguntas decorrentes, isto é, Vou ou não vou; fico ou não fico; faço ou não faço; enfim, para cada uma delas um eterno dilema. Precisa de uma base mais firme, para poder decidir sem medo de errar. Erros são como os trilhos, que estabelecem limites para andarmos seguros. Ignore o status depressivo e construa uma concepção mais segura pra você e menos tensa pra viver. Tudo se reflete na forma de ver. O que vejo hoje é real ? ou um reflexo do que sou por dentro ? Comece hoje mesmo a construir uma vida mais plena e saudável pra você.


O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; 

o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.

(Bertram Carr)


Professor Amadeu Epifânio – Psicanalista Cognitivo – PROJETO VIVA+


Nenhum comentário:

Postar um comentário