Projeto VIVA +

sábado, 26 de junho de 2021

SÍNDROME DE MARDOQUEU !

SE DESEJA ENFORCAR QUEM ESTÁ QUIETO, 
ESTARÁ CRIANDO O PRÓPRIO PATÍBULO.


Quem era Mardoqueu e Haman ? Haman era o 2º no reinado do Rei da Pérsia e Mardoqueu, um judeu que se negava veementemente à prostrar-se diante de Haman, o que o deixava muito irritado, à ponto de construir um patíbulo e querer pendurá-lo, para que servisse de exemplo. Mas o que Haman não esperava é que a nova Rainha era também judia e que, por sua influência junto ao Rei (à fim de salvar seu povo do extermínio), Haman foi quem acabou pendurado no mesmo Patíbulo.

O melhor ditado popular, que resume bem essa história é:
"Não mexa com quem está quieto".

Às vezes implicamos com pessoas erradas, achando serem elas a razão de nosso infortúnio, queda de produtividade, falta de sorte, etc. Acabam por se preocupar mais, em culpar os outros por sua queda de competência e, não percebem o quanto se distanciam de suas metas.

Situações de revide, vingança, ciúme (profissional), competições que só existe na cabeça de um, faz "congelar" o raciocínio, à ponto de não perceber os riscos de consequências iminentes, como demissão.

Para cada dia à mais, dedicado à buscar fantasmas que não existem, é um metro à mais de corda em nosso próprio patíbulo, à servir-nos de exemplo, quando se alimenta paranoias. Persiga apenas suas metas.


Professor Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo - Projeto Viva+

Nenhum comentário:

Postar um comentário