Projeto VIVA +

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

PESSOAS QUE MATAM OUTRAS....

...SEM APARENTE MOTIVO.   SURTO ?


Surto ou não, foi inconsciente (embora pra quem faça, pareça voluntário).  Tudo que fazemos é resultado de um processo aritmético, da formação que adquirimos à experiências emocionais, desde a formação uterina.   Ambas são autônomas e independentes, à depender da força de seu conteúdo, que determinará como o corpo irá reagir em situações ocasionais ou, quando o ambiente (em casa ou na rua), o fizer recordar seus traumas específicos de infância. 

Quando relacionado à pessoas específicas, que lhe geraram algum mal (físico, psicológico ou emocional) e a formação recebida não lhe for suficiente para conter seu respectivo efeito, um inconsciente imaturo (id), assume o contrôle do corpo, fazendo com que o mesmo satisfaça seu desejo infantil de vingança, contra aquela pessoa porém (não sendo possível), a ação será contra uma outra (escolhido pelo Id), que assumirá o papel daquela como Doublê, cuja mesma será “machucada” conforme o conceito que o autor tenha adquirido dentro de si, à respeito do seu algoz.  É quase uma lei de taleão, mas, quase sempre, à pessoa errada.

Como o desejo é infantil (e criança não sabe o que é matar), ele pode até machucar muito mas,  o óbito será mera consequência.   Quando uma criança mata um animal pequeno, como um passarinho por exemplo, ela o está fazendo, movida pelo mesmo inconsciente, motivado por alguma razão que à atormenta dentro de si.   Depois de crescida, é uma criança com raiva, no corpo adulto, jovem ou adolescente, manifestando o que gostaria de ter feito ao seu algoz mas, como o mesmo era adulto e ele, criança, não pôde ser feito  mas, o Id gravou e guardou o desejo, por sua intensidade emocional.   

Em tudo que fazemos contra outrem, uma simples ofensa (ou uma verdade, mas com desejo de ferir), ofender, ser agressivo ou violento (de todas as formas), recai sobre este mesmo princípio. Isto porque, quando ocorre, perdemos o controle sobre nossa vontade, ficando à mercê do Id (nossos impulsos), à satisfazer “nossa” criança em seu desejo vingança reprimido, até sua consumação. Uma criança que não tem idade maior, que 2 ou 3 anos de idade.

Quando alcançado seu objetivo, o comando do corpo volta para o Ego (suposto estado de consciência), que é de onde vem o remorso, traduzido na sensação angustiante de impotência, diante das consequências que não pôde evitar.  Ou não.  Existem pessoas, enquadradas numa condição deste conceito (como psicopatas), cuja “formação” lhe confere certo controle sobre o seu inconsciente ID (embora não totalmente) mas, o suficiente para conseguir manter-se “invisível” mesmo, em meio à sociedade, permanecendo livre para escolher, ferir e matar (por consequência, repito), suas vítimas.

Deve haver ainda, milhares de pessoas (em qualquer parte do mundo), prestes à satisfazer seus traumas, nas formas mais variadas possíveis, como atos terroristas, o caso do atirador da Catedral de Campinas, de crianças que levaram armas para a escola (para “pôr fim” ao Bulliyng), caso Suzane e Nardoni, perseguições religiosas, à homossexuais, motivos raciais e muitos outros casos semelhantes. 
    
Cada caso reflete causas e razões específicas, não podendo nunca, serem negligenciados, mas estudados, pois nunca sabemos até onde podem chegar.  São pessoas comuns, que nunca espelham suas intenções.  Vale lembrar que:  "Ninguém faz nada, se não em razão de algo que o motive".   Nada é gratuito.  



Professor Amadeu Epifânio 

Pesquisador/Psicanalista Auto-didata.        


 Contatos Facebook: https://www.facebook.com/Prof.EpifanioAmadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário