Projeto VIVA +

quarta-feira, 15 de março de 2017

MAUS PROFISSIONAIS ! ! !

  

O MUNDO JÁ NÃO OS SUPORTA !



Com tantos maus profissionais em diversas áreas, o mundo está ficando mais seletivo e está começando à expurgar os que já não corresponde à uma demanda não mais qualitativa mas... quantitativa. Em outras palavras, não está se exigindo mais, pessoas com um mínimo de experiência. Em oposto à isso, com um bom currículo e muito, muito conhecimento sobre a respectiva função.

Dependendo da área para a qual se esteja selecionando profissionais, o grau de exigência é ainda maior e muito mais criterioso, pois que para certas áreas, não se admite o mínimo erro.

Mas o que faz o bom profissional ?  O que o torna ser mais capaz que os outros ?  Ambos não estudaram a mesma coisa ? as mesmas disciplinas ?   É sempre um mistério, um enigma tentar responder à essas perguntas.  Muitos vão atribuir responsabilidade ao ensino daquela instituição, outras à grade curricular, outros ao baixo nível de interesse de alguns alunos.  Acertou quem escolheu a última opção: falta de interesse.  Em tese é o que mais acontece, sendo o fator que mais diferencia os bons, dos maus profissionais.  

Mas nem sempre uma pessoa é mau profissional, apenas porque não estudou.  O que dizer daquele aluno que esteve sempre acima da média, passou com louvor, se formou, mas na hora em que foi mais exigido, não correspondeu à contento ?  Pode ser uma entrevista de emprego ou no momento que seu conhecimento fosse o fator determinante num erro que não poderia  acontecer.  Isso ocorre em praticamente todas as áreas.

Nem sempre a expressão "falta de interesse" pode ser levado ao pé da letra de forma tão direta.  Isso porque os conhecimentos que adquirimos não estão disponíveis à seleção consciente, mas inconsciente.  Isso mesmo, estamos falando de um lado nosso que muitos não apenas se lembram que existe, como também é determinante nas escolhas e decisões que tomamos.

Tudo que assimilamos de conhecimento (também o universitário), está sendo guardado dentro de nós, conforme seu conteúdo aritmético.  Isso mesmo, a quantidade existente de um mesmo tipo de conhecimento sempre predomina na "superfície" de nossa memória (ou não).  Se precisamos decidir no reflexo uma ação, o conhecimento deve estar "flutuando" no topo da nossa memória e, para que isso seja possível, é primordial que esteja sendo trabalhado (estudado) de forma contínua. Em outras palavras, conTÍNUO aprimoramento do conhecimento, no qual se queira ser profissional

Muitos pegam seu canudo, põe debaixo do braço e saem procurando seus empregos.  Mesmo terem conseguido não se aprimoram, simplesmente porque este novo trabalho não exigiu.  Os anos passam, ele é demitido por não ter tido qualificação necessária para alcançar hierarquicamente, novas funções.  Também não estará qualificado para um mercado de trabalho (cada vez mais exigente e criterioso na seleção dos seus profissionais), porque não se aprimorou em sua profissão.

Um bom profissional não se firma apenas no conhecimento universitário.

O bom profissional é o que congrega o conhecimento presente com sua experiência de vida, uma vez que ela é quem determina a forma de como ele utilizará o seu próprio conhecimento.  Por essa razão não se deve negligenciar nada que advenha de nossas experiências e vivências, tantos as boas quanto (principalmente) às ruins, uma vez que elas nos impõe parâmetros que nos ajuda à conhecer nossos limites.  

Isso está diretamente ligado ao nosso temperamento, que será a forma com que expomos nossa segurança (ou não) diante dos quais, "venderemos" nosso conhecimento, num momento de entrevista.  Talvez se explica aí, o porque que, mesmo habilidosos no conhecimento que adquirimos, não conseguimos, de alguma forma, passar a segurança necessária para sermos contratados.


É tudo uma engrenagem, que se bem "ajustada", vai chegar na última roda, que é a do novo emprego e, para chegar lá, todas as "catracas" devem girar.  É uma escolha, entre querer ser apenas +1 ou querer ser Profissional.

Professor Amadeu Epifânio   
Pesquisador / Psicanalista

PERSONALIDADE REATIVA COMPORTAMENTAL
Influência Pregressa em Respostas Emocionais

              

Por um Caminho + Seguro.

https://www.facebook.com/ProfAmadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário