Projeto VIVA +

segunda-feira, 29 de abril de 2019

PENSE COMO FETO !!!



NÃO DEIXE UMA CRIANÇA CHORAR !!!


A felicidade, os momentos felizes, para uma criança, é um fator de extrema importância, para o processo cognitivo dela, uma vez que ela possa acreditar que o mundo não é feito só de descontentamento, frustrações e sofrimentos.

É o inconsciente quem nos faz recordar dos bons momentos, como mecanismo de defesa em momentos difíceis, para se conter uma dor ou tristeza, especialmente se a criança estiver passando por um processo de tratamento médico ou terapêutico qualquer, onde auto estima é um fator relevante e até determinante, para a sua pronta recuperação.

As melhores fases da criança, para absorver os bons momentos, está entre a formação intra-uterina (que conta com uma gestação tranquila, sem sustos, sem brigas e sem barulhos excessivos ou, qualquer fator que extrapole a sua frágil capacidade ou tolerância à dor), até os 3(três) anos de idade ou até mais (se a fase de alegrias for uma constância).

Neste período, os momentos vividos, inclusive os alegres, ficam registrados na mente da criança e jamais apagados mas, é preciso cautela, pois as memórias negativas também são registradas, como tristeza e dor e, podem sufocar as boas.  Portanto, quanto menos se puder promover de tristeza à uma criança pequena, mais as alegrias prevalecerão e serão uma lembrança renovadora em momentos de tristezas.    Faça uma criança feliz (ou não à magoe).

Acalme um feto, sempre que a mãe (gestante) passar por situações de susto ou momentos desagradáveis (para que ele não fique eternamente esperando o próximo estresse), criando uma expectativa ininterrupta, que pode levar à Ansiedade.  Acalmando o feto ou bebê de primeiros meses até os 3 anos, as chances de desenvolver qualquer transtorno psiquiátrico (como Ansiedade, Síndrome de Pânico, Bipolaridade e até Esquizofrenia), serão bastante reduzidas ou até nulas.

Pais, não pensem como adultos, quando se tem uma gestação ou um bebê de primeiros meses, pensem como eles, pensem na sua pequena limitação e fragilidade.  Não brinquem de dar sustos nos bebês, é perigoso para o psicoemocional deles.  Pensem no número exorbitante de pessoas com transtornos e cada vez mais crescente.  A fase gestacional até os 3 anos de idade, é a mais crítica e vulnerável, para se constituir qualquer tipo de transtorno psiquiátrico. Por isso cuidem para que a criança tenha uma infância realmente feliz (ou pelo menos tranquila), o mais que puderem.

Entendam que birras não é uma forma de provocá-los, mas foi até onde ela aprendeu à manifestar seus sentimento, reações e contestações.  Ensine-os como gostaria de vê-los reagir em cada situação, será benéfico para ambos.


Professor Amadeu Epifânio  
Psicanalista Auto-didata.










Nenhum comentário:

Postar um comentário