Projeto VIVA +

quinta-feira, 2 de maio de 2019

IDEAÇÃO SUICIDA



NA (MINHA) VISÃO ESPÍRITA.



Existe muita estigma punitivo em torno do suicídio, quando o que o ocorre na verdade, é que o suicídio é uma decisão involuntária e inconsciente. E digo isso como Psicanalista que sou. Se não vejamos. Se uma pessoa em extremo estado de dor e sofrimento, momentâneo ou persistente, é levado pelo inconsciente à cometer suicídio e se, nesse momento fatídico lhe fosse permitido ver-se (espiritualmente), fora do seu corpo, vendo o mesmo, separado da dor que lhe consome e, lhe sendo permitido escolher qual dos dois desejaria “matar”, é óbvio que a opção seria tão somente a dor. O problema é que a dor está no corpo e cuja morte é um processo decorrente, embora trágico. Suicídio pode ser decorrente de muito sofrimento (não compreendido) ou, pelo medo de sofrer uma dor que, desde já, acha que não suportará.

É esperado que toda pessoa que desencarna, passe antes pelo Umbral (estágio intermediário entre a vida terrena e a vida desencarnada), à fim de rever seus erros e aperfeiçoar-se, para atingir estágios superiores. Não creio no “vale dos suicidas”, pois que os suicidas também vão para o umbral, pois que, (à meu ver), apesar de aparentemente não pesar culpa pelo ato, ainda carregam consigo o fardo de ter interrompido, não apenas a vida, mas a oportunidade que lhe foi dada através do corpo que ganhou, para resgatar o passado, sobre o qual também consentiu, antes de reencarnar. Neste caso, o que diferenciaria seria o tempo que passaria no Umbral (que também não é lá, muito agradável de se ficar, sendo também um lugar de tormento e lamentações).

Podemos não lembrar do que se passa nesse processo reencarnatório, mas é nosso dever aperfeiçoar-nos sobre o entendimento da vida, de si próprio, do propósito que trazemos conosco, das expiações e da aceitação do sofrimento como parte do processo evolutivo, o qual todos participamos, reduzindo em cada nova encarnação e respectivas provações e dívidas pregressas. Se de fato existisse o vale dos suicidas, então haveria de existir também, o vale dos assassinos, dos abusadores, estupradores, atropeladores, etc.

Não se trata de ironia, apenas uma analogia simbólica, de que um suicida não é mais culpado que uma pessoa que tira a vida de outrem, como em assassinatos, feminicídios, surtos psicóticos, etc. Dizer, no senso comum, que ele terá um lugar próprio de tormentos, me desculpe, isso é julgamento e não estamos autorizados à proceder de tal forma, não importa o erro de alguém que desencarnou ou do quanto nos achamos “santos” encarnados. 

Se não podemos nos elevar, à dizer e pensar com boas vibrações, para com alguém que se vai desta forma, então melhor que não digamos nada.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista Auto-didata.







Nenhum comentário:

Postar um comentário