Projeto VIVA +

domingo, 1 de outubro de 2023

QUE FASE DO RELACIONAMENTO ESTÃO ?

AFINIDADE OU IDENTIFICAÇÃO  ? 


               

                       Identificação e Afinidade são duas etapas do processo de namoro (se é que verdadeiramente houve).  A identificação é o que aproxima pretendentes e de várias formas.  Quanto mais euforismo, maior deverá ser o tempo de namoro, à fim de que ambos possam se conhecer melhor.  Muitos jovens e adolescentes "desperdiçam" esse momento para curtir mais, um ao outro, à fim de saber quais os grupos musicais admira, ouve e assiste. 

                     Entre os adultos não é muito diferente, no que concerne a primeira fase da sua relação, ou seja, uma fase em que cada um dos pretendentes objetiva conquistar a confiança do outro, através do carisma, afeto, sexo, um pouco de neuromarketing (embora nem tenha feito curso pra isso) porém, nada de concreto, ou seja, nada que faça diferença, o bastante para passar para a próxima fase.  

                     Enquanto não se trabalha pela afinidade (que não é da noite pro dia), também não se firma pela manutenção da primeira ou, melhor dizendo, a identificação. Afinidade não se resume apenas em troca de carinho ou fazer sexo.  Afinidade é haver entrosamento, ser gentil, solidariamente mútuo, é planejar juntos a vida que se deseja ter, sabendo que deverá haver sacrifícios à fazer, à fim de conquistar o que se pretende, como casa, local, carreira, profissão, emprego, etc.  Sabendo o que quer, será mais fácil conquistar.

                       Pessoas apostam alto num relacionamento, mas se esquecem de colocar no papel como irão viver.  Depois vem os filhos, de forma não planejada e não preparados para os desafios que virão com esta criança, como assistência médica, pública ou particular e despesas decorrentes.  Voltando à aposta e namoro, continuam apostando alto, de que o outro ajudará à prover tudo que a família precisa no dia a dia.  Mas aposta não significa afinidade e sem ela, não se vai tão longe, isto é, nenhuma relação se sustenta apenas com promessas ou apostas.

                             Afinidade é algo que se pode conquistar, mesmo antes de passar do namoro para a relação propriamente dita, esteja ou não vivendo juntos.  Mas como já havia dito, é um processo lento e a pressa (nesses casos) só atrapalha e retarda planos.  A segunda parte do namoro (não necessariamente afinidade), é onde o casal (em razão do tempo prolongado de namoro), começa à manifestar o temperamento e a personalidade que nutre, bem como os valores que sustenta, os quais poderão ou não, se conciliar com os do companheiro ou companheira, podendo estes, frustrarem-se de forma severa, em relação aos planos (do outro) para uma convivência estável e segura, numa possível vida à dois (ou mais).

                          Portanto, não tenham pressa, não cobrem nem exija do outro, antecipação de decisões que venham à apressar ou procrastinar planos.  Não é preciso estar vivendo juntos para planejar uma relação estável e financeira, de forma que garanta uma vida segura, feliz e confortável.  Se a frustração levar à separação, melhor antes do que depois e sempre se levam lições para ser aprendidas, quanto à aguçar mais, os critérios de seleção de pessoas para relações amorosas, tanto presentes quanto futuras.  Não se força nem se obriga à ninguém a gostar de você.  Deve ocorrer naturalmente.

                     Pessoas agressivas não se corrige, se trata.  Não carece aceitá-lo(a) de volta antes disso, dando nova chance. Não tenha pressa de ficar junto, convivência não é sinônimo de harmonia.         

                  Se quiserem mesmo ter uma vida amorosa estável, sejam gentis, respeitosos e solidários, de forma mútua, também com os filhos e com terceiros (quando necessário).  Se derem um celular para o filho, mesmo ainda pequeno, ensine-os à fazer uso responsável do aparelho, para que não venham à compartilhar informações pessoais para pessoas que não deve.  Ensine-os à fazer pesquisa através do aparelho, transformando o mesmo em instrumento de ensino, em vês apenas de lazer e atraso de vida.

                                Sugira à escola que seu filho estuda, um fórum de debate sobre as possíveis aplicabilidades das lições que seu filho aprende, à fim de evitar as exaustivas repetições anuais, de ouvir sempre as mesmas coisas, que não estimulam ninguém ao estudo. O mundo está em contínua evolução industrial, consumindo recursos naturais imensuráveis e isso envolve diversas (se não todas) as disciplinas que são passadas aos alunos, como química, biologia, geografia, história, física, matemática, além de abrir possibilidades de carreiras. O mercado necessita de profissionais competentes.

                                     


    Professor Amadeu Epifânio - Psicanalista Cognitivo.

      


 

 

Um comentário:

  1. Pessoal, sou eu, Professor Amadeu. Fiz formatação no meu computador e acabei por esquecer a senha de acesso e o famoso "esqueceu a senha ?", não está ajudando. Postei este artigo no Linked. Espero que aprecie. Abs.

    https://www.linkedin.com/in/professor-amadeu-epif%C3%A2nio-53b8b5148/recent-activity/all/

    ResponderExcluir