Projeto VIVA +

sábado, 25 de maio de 2013

DIÁLOGO – ALICERCE PARA AS BOAS RELAÇÕES PAIS & FILHOS.


Fala-se muito em diálogo.  Estudiosos, terapeutas, psicólogos, enfim, todos são unânimes em afirmar que o diálogo é indispensável entre pais e filhos.   Fica então nos pais a pergunta que não quer calar:  “-Mas que diálogo ?  Não dá pra ficar mudo dentro de casa.  Conversa, mal ou bem, sempre existe.  Então porque, toda hora, essa recomendação   ?

Diante desta insistente recomendação, fica nos pais a impressão que se deve dizer aos filhos, apenas algo mais que o essencial, desconsiderando assim a relevância do conselho, sendo o mesmo ainda sufocado pelos afazeres domésticos ou profissionais.

 O diálogo não é apenas uma forma de comunicação, é uma importante ferramenta de acompanhamento dos filhos, tanto no que concerne ao temperamento quanto ao comportamento e até mesmo em relação à saúde, pois através do diálogo podemos perceber na vóz, se há algo de errado, no falar ou se expressar.

Por isso a necessidade do diálogo constante, porque através da vóz, mudanças são denunciadas, comportamentos diferentes, fora do que seria o habitual, são percebidos; alterações da fala, provenientes de aborrecimentos ou de tristezas, também.

O diálogo permite aos filhos saberem que estão sendo assistidos, passando à eles a tranquilidade emocional, decorrente de uma convivência familiar estável e também harmoniosa.  O diálogo, quando recorrente, favorece elevação da tolerância diante dos problemas e adversidades, vacina necessária e indispensável para se evitar, ainda que acidentalmente, uma experimentação de droga, principalmente o crack, cuja dependência é praticamente instantânea e leva apenas poucos segundos até chegar ao cérebro.

Diálogo é o alicerce das boas relações e segurança para um bom convívio.  Não custa dinheiro e é de graça; substitui mesadas, presentes e vontades atendidas sem nenhuma resistência ou condição.  O diálogo, se trabalhado ainda com a verdade, aumenta o seu valor educacional, religioso e cultural.  Evita faltar com a palavra, inibe mentiras e desculpas intermináveis.

Não há obstáculo maior para um pai ou uma mãe, tentar recuperar o crédito perante os filhos, principalmente depois de tantas desculpas sem resultado.  Melhor para um filho, saber que nunca ou tão cedo irá ganhar o que tanto deseja, do que frustrar-se sempre com falsas promessas e perder de vês o crédito nos pais.   Diálogo também serve para engajar os filhos dentro da realidade financeira dos pais e saberem esperar o momento certo de ter o que deseja.  Isso também é uma forma de amar os filhos.

Espero que este diálogo tenha servido para explicar o que significa ter uma conversa diferente com os filhos; aquela que permite saber realmente, que está tudo bem ou saber que eles precisam de ajuda ou de apoio e que isso só foi possível através do diálogo.  Você se beneficia e seus filhos, mais ainda.  Que tal uma conversa gostosa ?
              
                                                           Amadeu Epifânio



Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !

Nenhum comentário:

Postar um comentário